Boa noite, Terça Feira 22 de Abril de 2025

noticias/view
Agro

Incêndios podem causar perdas irreparáveis ao solo

Publicado em 15 de Maio de 2023 ás 11:16 , por DA REPORTAGEM COM ASSESSORIA

Depois que o fogo passa, o balanço de destruição vai além da perda da fauna e da flora no local. O solo também sofre danos diante de incêndios que podem alcançar temperatura de até 700 graus na camada até um metro de profundidade.

Os prejuízos com essa esterilização da camada superficial são tão significativos que pesquisadores da área apontam que as perdas, em termos de nutrientes e características de composição, podem ser irreparáveis.

Para exemplificar o tamanho dos prejuízos, basta pegar um hectare de uma lavoura típica em Mato Grosso, que tem, em média, 2 milhões de kg de solo em uma camada de um metro.

Desse volume, 80 mil kg são matéria orgânica (4%), sendo aproximadamente 1,2 mil kg de nitrogênio.

Apenas para repor esse nitrogênio no solo, que evapora completamente em uma situação de incêndio, o produtor teria que gastar R$ 4,5 mil em 1,8 mil kg de ureia no hectare.

Esse é apenas um dos vários problemas que surgem em uma área que passa por uma queimada. Afinal, há uma série de microrganismos fundamentais para o bom desempenho das plantas, que são perdidos completamente.

O prejuízo financeiro considerando apenas o nitrogênio chama a atenção. Afinal, se um incêndio carbonizar 100 hectares de solo, o custo somente do insumo, sem contar o gasto com a aplicação, chega próximo a R$ 500 mil.

Mesmo que o produtor se esforce para recuperar uma área queimada, há um trabalho de décadas apenas para conseguir repor a matéria orgânica para atingir o nível médio de 4%.

MITOS

No meio rural existe o mito de que o fogo faz a pastagem brotar com mais vigor. O que acontece é que as gramíneas costumam guardar nutrientes em suas raízes mais profundas para períodos críticos.

Então, quando ocorre uma queimada, a planta vai buscar esses nutrientes em sua última reserva. Só que a perda de nutrientes pelo calor nas camadas superficiais não será recuperada, o que empobrece e danifica o solo.

Outro ponto é a história de que cinza tem potássio e que, diante disso, seria benéfico atear fogo em algumas plantações.

Realmente, cinza tem potássio, mas não precisa atear fogo em tudo para obtê-lo. Há inúmeras outras formas de repor esse nutriente no solo sem utilizar o fogo.

Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.