Importação de máquinas pode reduzir custos em até 11% para o agro, aponta especialista
Além dos fortes contratempos climáticos, preços que não cobrem os custos da produção e diversos conflitos internacionais, um dos desafios que o produtor rural mato-grossense precisa enfrentar é a forte escalada dos custos operacionais. Segundo a especialistas, é essencial a busca por formas que visam reduzir os custos e aumentar os lucros.
Algumas das alternativas que visam diminuir os custos, está a importação de máquinas agrícolas. Caso seja feita de forma planejada, a economia pode chegar a 11%, como diz a desenvolvedora de novos negócios de uma empresa especialista em importação de máquinas, Amanda Verjovsky.
“No agronegócio, a importação se torna uma vantagem competitiva em diferentes quesitos, especialmente no caso das máquinas. Isso porque o mercado exterior oferece uma gama de tecnologias ainda não produzidas no país. Dessa forma, a compra nacional de máquinas pode ser mais cara, ainda que consideremos os impostos incidentes na operação”, comenta Amanda.
A especialista explica que equipamentos agrícolas podem se beneficiar da redução do II de 11% a 0% quando são importados. O processo de financiamento pode ser feito por meio de leasing (um contrato em que a arrendadora ou locadora adquire um bem escolhido por seu cliente para, em seguida, alugá-lo por um prazo determinado).
Essa forma de importação, avisa a mesma, vale para modelos tanto novos quanto usados, respeitando a particularidade de cada um.