Gestão hídrica pode auxiliar crescimento de áreas irrigadas

Com capacidade para produzir em quase 4 milhões de hectares em área irrigada, Mato Grosso busca modelos de gestão hídrica que possam ser colocados em prática no estado.
Entre os exemplos estão os praticados nas cidades de York e Lincoln, em Nebraska, nos Estados Unidos.
Estudo realizado pela Associação dos Produtores de Feijão, Pulses, Grãos Especiais e Irrigantes de Mato Grosso (Aprofir-MT), revela que atualmente a área irrigada do Brasil é de 8,2 milhões de hectares e Mato Grosso responde por 178 mil hectares.
Conforme a análise, o país possui potencial efetivo de expansão de 13,6 milhões de hectares, enquanto no estado a capacidade para cresce é ainda maior, podendo saltar para até 3,9 milhões de hectares.
Representantes da Aprofir-MT realizaram no último dia 11, nas cidades de York e Lincoln, uma visita técnica ao Nebraska Association of Resources Districts (Nard), órgão que regulamenta a gestão, desenvolvimento e proteção do solo e dos recursos hídricos dentro dos limites dos 23 distritos que compõem o estado.
Na oportunidade o grupo pode conhecer o distrito de The Upper Big Blue Natural Resources District, em York.
A missão também conheceu, em Lincoln, o Nebraska Association of Resources Districts (Nard), que é a associação responsável pelos 23 distritos de recursos naturais do estado do Nebraska, o grupo foi recepcionado pelo diretor de programas e parcerias, Dustin Wilcox.