Exportações de carne bovina no Mato Grosso podem ultrapassar 650 mil TECs

De acordo com uma projeção feita pelo Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), as exportações de carne bovina originárias do Mato Grosso em 2024 podem superar as 650 mil toneladas em equivalente carcaça (TEC). Os resultados decorrem, principalmente, do ritmo dos embarques mensais observados nos últimos três meses.
Conforme informações do instituto, foram exportadas 66,84 mil TECs de carne bovina pelo estado em setembro, tendo um volume 1,7 maior que o exportado em agosto.
“Esse foi o quarto maior volume já registrado na série histórica, e recorde para setembro, impulsionado pela forte demanda de países como a China, Estados Unidos e Filipinas, que juntos somaram 59,96% do total exportado no mês”, pontua o Insituto.
Em relação ao valor acumulado de janeiro a setembro, as exportações de carne bovina têm um resultado de 549 mil TECs, o que quantifica um incremento de 26,16% em relação ao mesmo período analisado em 2023.
“A alta demanda internacional, durante este ano, exerceu um papel importante na sustentação dos preços da proteína ao longo da cadeia produtiva”, explica o Imea.