Bom dia, Domingo 16 de Junho de 2024

Agro

Exportação de carne bovina chega a mais de 70 mil toneladas

Publicado em 23 de Maio de 2024 ás 09:00 , por DA REPORTAGEM COM CANAL RURAL
Alta no dólar e mercado internacional aquecido são responsáveis pelo cenário – Foto: Divulgação

Mato Grosso exportou o maior volume de carne bovina já observado na história da cadeia produtiva.

Ao todo, foram 74,99 mil Toneladas em Equivalente Carcaça (TEC), de acordo com a Secretaria de Comércio Exterior (Secex), em abril deste ano.

Conforme o diretor-técnico da Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat), Francisco Manzi, a alta do dólar e o mercado internacional aquecido são pontos importantes no cenário das exportações.

“Hoje a nossa carne vai para mais de 140 países. Tivemos neste mês um recorde histórico, praticamente o dobro de muitos meses de abril de outros anos”, pontua Manzi.

A China continuou como a principal compradora com 29,79 mil TEC, volume mais alto dos últimos cinco meses. E outros países asiáticos têm apresentado forte força nas compras da carne mato-grossense.

Emirados Árabes e Filipinas com 13,72 mil TEC e 4,13 mil TEC, respectivamente.

Para o presidente do Instituto Mato-grossense da Carne (Imac), Caio Penido, as exportações tendem a se manter elevadas uma vez que a China é um parceiro de médio e longo prazo.

“Mesmo com a China se tornando mais independente com a produção de grãos, ela está mudando as políticas internas para reduzir a dependência de soja. Mas, de carne eles não têm condições de produzir em larga escala a carne bovina. A gente tem um grande trabalho de sempre ir dialogando com esse país para mostrar que não é só carne commodity mas sim, uma carne de qualidade”, pontua.

Mato Grosso também apresentou alta no número de abate de bovinos, totalizando 619,68 mil cabeças.

Esse é o maior volume registrado, segundo o Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea-MT), com 230,74 mil animais a mais em relação à média histórica do mês de abril.

Faça parte do nosso grupo de notícias no WhatsApp. Clique aqui.

Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.