Estudo para instalar fábrica de aviões deve sair em até 60 dias

O presidente da MTPar, Wener Santos, revelou que o estudo de viabilidade para a instalação da fábrica de aviões de pequeno porte em Lucas do Rio Verde já foi autorizado pelo governador Mauro Mendes e deverá ser feito nos próximos 60 dias.
Segundo o projeto, primeiramente a fábrica irá produzir somente aviões monomotores de 5 assentos.
“Vamos começar com aviões de pequeno porte e poderá futuramente subir para grandes aeronaves e jatinhos, mas nesse primeiro momento são aviões executivos”, afirmou.
A vinda do empreendimento para Lucas foi definida na 13ª reunião extraordinária do Conselho Deliberativo dos Programas de Desenvolvimento de Mato Grosso, da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec), que determinou por unanimidade que Mato Grosso iria sediar a primeira indústria de aeronaves.
A Octans Aircraft requereu a concessão de incentivos fiscais em março de 2023 para transferir a sede da empresa de São João da Boa Vista/SP para Lucas do Rio Verde. A empresa terá 90% de incentivo fiscal.
A escolha do município foi feita pela empresa após visita ao estado. Segundo a Octans Aircraft, Lucas possui um padrão elevado dos administradores do Estado e Município, além de estrutura e recursos adequados.
“Mato Grosso, que já é o celeiro agrícola do Brasil, tem todas as condições pra ser um grande polo tecnológico e industrial”, destacou à época o prefeito Miguel Vaz.