Bom dia, Domingo 20 de Abril de 2025

noticias/view
Agro

Escoamento de grãos aos portos do Arco Norte pode ser feito à noite

Publicado em 29 de Janeiro de 2024 ás 09:37 , por ASSESSORIA DE IMPRENSA
Longos, carretas 9 eixos poderão trafegar à noite de Mato Grosso ao Pará – Foto: Divulgação

Uma dúvida que muitos – motoristas e caminhoneiros – têm sobre a permissão ou não do tráfego de veículos pesados no período noturno será tirada agora.

Desde setembro, a partir de articulação feita pela Via Brasil BR-163, em parceria com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), foi autorizada a liberação para tráfego de veículos articulados no período entre o pôr-do-sol e o amanhecer.

A medida é uma facilitadora na estratégia do escoamento de grãos de Mato Grosso para os portos do Arco Norte, localizados no vizinho Pará.

Estão autorizados os veículos articulados, como as “carretas 9 eixos”. Porém, para isso, os motoristas devem solicitar autorização para transitar à noite, o que antes era proibido pela legislação.

Com essa autorização, a expectativa é de redução de custo para produtores e, ao mesmo tempo, aumento da competividade dos portos Arco Norte.

“Há benefícios significativos para transportadores e a sociedade. Para transportadores, nesse horário não há previsão de obras com interdição de faixas, portanto, os motoristas têm pista livre para realizar mais viagens durante o mês”, destaca Ricardo Barra, diretor-presidente da Via Brasil BR-163.

“As cidades ao longo do trecho vão ganhar mais dinamismo econômico, com maior geração de empregos e tributos para que as prefeituras possam reinvestir em prioridades locais, como saúde, educação, entre outras áreas”, arremata. A concessionária instalou placas de alertas em todo o trajeto da concessão.

Para circular no período noturno, os transportadores interessados devem solicitar autorização específica ao DNIT, procedimento que estará vigente para esse tipo de atividade até o final de agosto.

Mais informações podem ser obtidas neste link.

Faça parte do nosso grupo de notícias no WhatsApp. Clique aqui.

Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.