Encontro fomenta hidrovia Teles Pires-Tapajós e Ferrogrão

Lideranças regionais e nacionais estarão em Sinop nesta terça-feira (2) para um encontro que visa fortalecer as articulações a serem feitas em duas grandes obras no setor de logística: a Ferrogrão e a hidrovia Teles Pires-Tapajós.
Tais empreendimentos irão fortalecer o escoamento de soja, carne, milho, madeira e demais commodities das regiões Norte e Médio Norte de Mato Grosso.
Segundo informações dadas a FATOR MT, o ministro Augusto Nardes (Tribunal de Contas da União, TCU) abre o encontro, que será realizado no Sindicato Rural, a partir das 8h.
Nardes vai abordar os desafios estruturantes da infraestrutura para fortalecer as atuais hidrovias e criar outras para transporte de produtos. O secretário nacional de Transportes Ferroviários, Leonardo Ribeiro, está entre os debatedores.
FERROGRÃO E HIDROVIA
A Ferrogrão é uma ferrovia que está sendo planejada com investimentos de parceria público-privada, ligando Sinop a Miritituba, num trecho de 930 km.
A viabilidade da hidrovia Teles Pires-Tapajós é um dos pontos centrais do encontro. A extensão é de aproximadamente 1,5 mil km.
Foram feitos estudos para viabilizar a hidrovia partindo de Porto dos Gaúchos ao porto de Santarém para escoar parte da produção agrícola estadual.
No simpósio, também será abordado o corredor da BR-163 x Hidrovia do Rio Tapajós, pelo presidente da concessionária Via Brasil BR-163, Ricardo Barra.
O encontro ‘Diálogos Hidroviáveis’ é organizado pela Aprosoja e movimento Pró-Logística. Presidente e vice da Aprosoja, Fernando Cadore e Ilson Redivo farão o encerramento.
O governador Mauro Mendes e o ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, foram convidados, mas não confirmaram presença.