Começa a colheita de uva em Santa Carmem

Uma família que cultiva uvas em Santa Carmem aproveita o plantio para o desenvolvimento regional. A produção é usada para sucos e venda como fruta no comércio local.
A família do viticultor Adão Pitch é de origem gaúcha e passou a paixão pela atividade para as futuras gerações. Mesmo não sendo tradicional, já se produz uva em diferentes municípios de Mato Grosso.
“Meu avô e meu pai eram gaúchos e vieram para cá [Mato Grosso]. Hoje é mais fácil pela tecnologia, pois antigamente se produzia uvas sem usar nada, com variedades antigas, hoje as variedades são modernas”, relembra Adão.
No início, a família passou por dificuldades, começou com meio hectare e sem apoio técnico. Tempo depois, a família buscou orientação, tanto da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) quanto de projetos de estímulo à fruticultura na região e recursos do projeto "Mais alimentos" do Governo Federal.
Com variedades adaptadas à região, irrigação, os resultados melhoraram e no ano passado, foram colhidas "seis toneladas" da fruta.
Além do comércio local, as uvas vão para o programa de merenda escolar.
Em Mato Grosso a produção de uva ainda é pequena. Produtores cultivam de forma isolada, independente.
Mantêm parreirais no Sudeste, em municípios como Campo Verde, Primavera do Leste, São Pedro da Cipa, e ainda no Norte, como em Nova Mutum, Sinop e Itaúba.