Bom dia, Segunda Feira 21 de Abril de 2025

noticias/view
Agro

Com produtividade baixa, MT colhe quase 1% da área destinada à soja

Publicado em 26 de Dezembro de 2023 ás 07:34 , por DA REPORTAGEM COM CANAL RURAL
Estudos apontam quebra histórica de safra de soja no estado em cerca de 20% – Foto: Divulgação

Mato Grosso colheu 0,99% da área semeada com soja nesta safra 2023/24. A situação preocupante prospecta o registro da maior quebra de safra da história.

Os primeiros talhões colhidos apontam uma média de produtividade que varia entre 7 e 30 sacas por hectare, preocupando cada vez mais os agricultores.

A colheita de soja em MT começou cerca de 30 dias do esperado em decorrência ao encurtamento do ciclo, visto o clima seco e quente.

Tal fato é considerado histórico, inclusive, uma vez o levantamento do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) não apresenta média histórica de colheita para o período.

O levantamento revela que a região Médio Norte é a mais adiantada com 1,78% da sua área de soja 2023/24 colhida, enquanto a Oeste encontra-se com 1,69%.

Na região Sudeste 1,35% das lavouras foram colhidas, e na Centro-Sul, 0,30%.

QUEBRA DE SAFRA

A irregularidade das chuvas e o calor forte podem levar Mato Grosso à maior quebra da safra de soja da história.

A estimativa é do Itaú BBA, que projeta queda de 20% na produtividade das lavouras em relação ao potencial.

A perspectiva do Itaú BBA, no relatório Radar Agro de dezembro, divulgado no dia 20, é semelhante a pesquisa apresentada pela Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja-MT) um dia antes, na qual foi apontado que os sojicultores devem colher 36,15 milhões de toneladas nesta temporada, 9,16 milhões a menos que na safra passada.

A colheita da soja que deveria começar nos próximos dias em Mato Grosso, teve início em meados da segunda quinzena de novembro.

Em alguns municípios, como Campo Verde e Nova Mutum, há relatos de produtividade média nas primeiras áreas colhidas de 7 sacas por hectare e 13,5 sacas.

Alguns municípios decretaram desde o dia 30 de novembro situação de emergência pela falta de chuvas, como é o caso de Araputanga, Chapada dos Guimarães, Canarana, Diamantino, Porto Alegre do Norte e Tabaporã.

No último dia 21, Sorriso, maior produtor de soja do Brasil com 630 mil hectares destinados para a cultura, entrou na lista.

Por lá, conforme o Sindicato Rural, as estimativas apontam perdas entre 20% e 30% em decorrência ao clima adverso.

Faça parte do nosso grupo do WhatsApp e fique bem informado.

Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.