Apicultores de Sorriso aprendem técnicas de produção de abelhas rainhas

Vinte e três apicultores sorrisenses, integrantes do programa VitaMel, concluíram o curso avançado de produção de abelhas rainhas.
Esse foi o terceiro de um ciclo de três cursos ofertados com a finalidade de fomentar a cadeia produtiva no município.
A iniciativa faz parte de uma parceria firmada entre o Clube Amigos da Terra (CAT) e a Prefeitura, por meio da Secretaria de Agricultura Familiar e Segurança Alimentar (Semasa).
“Nesta primeira etapa, eles tiveram contato com as noções básicas sobre a estrutura organizacional das colmeias, construção de colmeias e uso de equipamentos de proteção individual (EPI). Em seguida abordamos alguns aspectos relacionados a vulnerabilidade e a seleção de colmeias para formação de enxames de excelência. Por fim, estamos trazendo o curso de produção de abelhas rainhas que consiste na separação genética e técnicas para proceder a divisão dos insetos polinizadores”, explica o coordenador do programa VitaMel, Niki Nelson.
O clima e a altitude conciliados com as ações de preservação ambiental, assim como os incentivos governamentais, contribuem com o fortalecimento do setor. Por outro lado, é necessário continuar investindo em melhoramento genético para equiparar a produção.
Faça parte do nosso grupo de notícias no WhatsApp. Clique aqui.