Anomalia da soja será debatida durante o III Simpósio da Aprosoja-MT

Uma das grandes preocupações dos produtores de soja nas últimas quatro safras em Mato Grosso, a anomalia da soja será um dos focos de debate do III Simpósio da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja-MT) nos dias 10 e 11 de agosto.
O evento, que contará com a presença de diversos especialistas do país, abordará ainda assuntos que envolvem mercado e armazenagem. O simpósio será realizado em Cuiabá, na Fatec Senai.
A anomalia da soja surgiu na região Médio Norte de Mato Grosso durante a safra 2019/20.
De causa desconhecida, a anomalia provoca podridão das vagens e dos grãos da soja, o que vem causando inúmeros prejuízos aos agricultores, uma vez que reduz a produtividade.
Entre os especialistas a debaterem a anomalia está o pesquisador Fernando Cezar Juliatti.
Ele é um dos responsáveis pelo estudo que visa minimizar os danos na produção do grão e, de acordo com o especialista, o manejo integrado seria a solução para combater a anomalia da soja.
“Chegamos à conclusão que a melhor forma de resolver o problema é aplicar o manejo integrado, a escolha da semente, a escolha da cultivar, o tratamento de semente com eficiência, um bom programa de aplicação de fungicidas, que vai reduzir o problema no campo e logicamente, a relação que tem a doença com o clima. Ano mais chuvoso, a doença é mais intensa, ano menos chuvoso, o problema é menos intenso”, pontua Fernando Juliatti.