Boa noite, Sexta Feira 09 de Maio de 2025

Noroeste de Mato Grosso

MEDICAL CENTER

Publicado em 07 de Março de 2021 ás 16:33 , por Um novo espaço para o exame de audiometria em med

Um novo espaço para o exame de audiometria em medicina do trabalho

Sala com isolamento acústico é novidade que poucas clinicas de medicina do trabalho no país oferecem.

 

A Medical Center – Centro Integrado de Saúde e Segurança Ocupacional segue trazendo novidades para Sapezal. Agora, suas salas de audiometria receberam tratamento acústico em toda sua estrutura, incluindo teto, piso e porta, proporcionando total vedação ao som e maior precisão nos resultados dos exames de audiometria ocupacional; não necessitando do uso da cabine audiométrica.

Por ser mais ampla, a sala propicia, ainda, maior acessibilidade a pessoas com dificuldade de locomoção e durante o exame. Isso traz uma maior proximidade na relação entre especialista e paciente, humanizando o atendimento e deixando-o muito mais seguro.

“Hoje, nossas salas têm o laudo técnico de aferição conforme resolução 554 do CFFa e normas ISO-8353 do Ministério do Trabalho, substituindo devidamente as cabines audiométricas, tornando pioneira na região”, explica a socio-proprietária da Medical Center, Rayane Mendonça.

Feito por um médico especialista em medicina do trabalho Dr. Juliano Felix de Mendonça CRM/MT 6361 REQ 2797, o exame tem por objetivo avaliar a capacidade do paciente em ouvir e reconhecer os sons. Por meio dele, detectam-se possíveis alterações auditivas, e a partir daí o profissional responsável pode prescrever medidas preventivas e/ou tratamentos adequados.

“Não há no estado, e nem mesmo em Cuiabá, uma sala com isolamento acústico como essa para realização da audiometria ocupacional em clinicas de medicina e segurança do trabalho. Fizemos assim para que não haja nenhum tipo de ruídos e o exame possa ser o mais fiel possível. É um dos nossos diferenciais”, destaca Rayane.

Vale lembrar que são dois tipos de exames de audiometria: tonal e vocal. A tonal visa verificar o tipo de perda auditiva, enquanto a vocal detecta a capacidade de decifrar a fala humana. Em ambos os casos é usado um fone de ouvido para que o exame seja feito com sucesso. É necessária a participação ativa do paciente para a realização do exame.

 

OS EXAMES

Além da audiometria, a Medical Center realiza os exames de acuidade visual, espirometria, eletroencefalograma, raio-x e eletrocardiograma, nutricionista, odontólogos consultas particulares e convênios com a Unimed. Também realiza os programas PPRA (Prevenção de Riscos Ambientais), PCMSO (Controle Médico de Saúde Ocupacional), PCMAT (Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção), PGSSTR (Gestão de Segurança e Saúde no Trabalho Rural) e LTCAT (Laudo Técnico das Condições do Ambiente de Trabalho).

 

Acuidade visual – O exame é realizado pelo aparelho de RZ-200 PLUS, aparelho para exame de aptidão física preconizado pelo DETRAN  e pela ABRAMET para a realização dos exames nos candidatos a CNH, já que o Dr. Juliano Mendonça também é especialista em medicina de tráfego sob o RQE 4391 credenciado junto ao DETRAN do Mato Grosso.

É o mais utilizado para apontar qual o grau refrativo de um paciente – analisa o quanto alguém consegue distinguir o contorno, as cores e a forma das coisas. Ele é capaz de detectar problemas de visão em pessoas de todas as idades. Os erros de refração mais comumente identificados por ele são miopia, astigmatismo e hipermetropia. 

 

Espirometria – mede a quantidade de ar que uma pessoa é capaz de inspirar ou expirar a cada vez que respira e a velocidade com que o faz. Rotineiro na pneumologia, é possível avaliar a saúde dos pulmões tanto em investigações de doenças como a asma brônquica, como também na medicina ocupacional.

 

Eletroencefalograma – permite o estudo do registro gráfico das correntes elétricas espontâneas emitidas no cérebro, através de eletrodos aplicados no couro cabeludo, na superfície encefálica ou até mesmo dentro da substância encefálica. O cérebro gera atividade elétrica passível de registro, e com este aparelho amplificador é possível aumentar milhares de vezes os sinais elétricos a fim de que sejam detectados por eletrodos. Em seguida, por meio do galvanômetro, eles são registrados sobre uma tira deslizante de papel, em forma de ondas.

 

Raio-x – um exame de diagnóstico por imagem que usa radiação ionizante para produzir imagens internas de diversas partes do corpo. Ele funciona como uma fotografia que mostra órgãos, ossos, músculos, vasos sanguíneos e outras estruturas. O procedimento costuma ser simples e indolor. Quando acionado, o aparelho estimula o conteúdo radioativo que se encontra dentro dele, irradiando partículas que saem pela abertura e passam pelo corpo do paciente. Em seguida, os raios atravessam a região a ser estudada e parte deles é absorvida pelas estruturas anatômicas. Então, os raios se chocam contra uma chapa que está sob o paciente, feita de material sensível à radiação. Assim, elas são registradas.

 

Eletrocardiograma – é feito com um aparelhinho ligado a eletrodos que avalia o ritmo dos batimentos cardíacos em repouso. É um exame bem simples, usado rotineiramente tanto na triagem dos prontos-socorros quanto em checkups preventivos solicitados pelo cardiologista. O objetivo é ver se há alguma falha na condução elétrica pelo coração, ou seja, se existem bloqueios ou partes do músculo que não estão se movendo como deveriam, o que pode sinalizar problemas cardíacos.

 

A MEDICAL CENTER

Foi o médico Dr. Juliano Felix de Mendonça, especialista em medicina do trabalho e do tráfego, quem trouxe a Medical Center para o município. O socio-proprietário explica que o aprendizado traz mais segurança e possibilidades de um tratamento mais abrangente.

“Busco constantemente o meu aperfeiçoamento e de toda minha equipe para que possamos oferecer todos os dias um serviço profissional qualificado e de respeito aos nossos clientes. Por isso, atendemos empresas de toda a região”. Segundo ele, funcionários de diversos setores, desde varejistas a indústrias, fazendas e grupos do agro negócio de expressão nacional e internacional.

Nos períodos de safra, momento em que a contratação de mão de obra é feita em maior quantidade, a clínica chega a atender cerca de 100 pessoas por dia para admissão e demissão  no trabalho. “São fases de maior demanda dos nossos serviços. Mas nossa equipe está pronta para atender em qualquer momento do ano”, justifica. Com projeção de construção de usinas hidrelétricas  diversas em Sapezal, a expectativa é de aumento na demanda mais sem deixar a desejar a qualidade nos exames e no serviços prestados pela equipe, afirma o médico .

Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.