Boa tarde, Domingo 14 de Dezembro de 2025

CAMPO NOVO DO PARECIS

GRUPO MARION

Publicado em 20 de Março de 2020 ás 15:04 , por A CORAGEM, DETERMINAÇÃO, GARRA, AMBIÇÃO, PERSI

A CORAGEM, DETERMINAÇÃO, GARRA, AMBIÇÃO, PERSISTÊNCIA E FÉ DO JOVEM SONHADOR DO INTERIOR, QUE GEROU RESULTADO.

Grupo Marion, constituído pelo patriarca Sr. Mario Antonio Biava (Marion), é composto atualmente por empresas nos segmentos de hotelaria, combustíveis e pecuária.

 

As palavras em destaque: CORAGEM, DETERMINAÇÃO, GARRA, AMBIÇÃO, PERSISTÊNCIA e FÉ representaram toda a trajetória do empresário e empreendedor MARIO ANTONIO BIAVA, conhecido por “MARION”.

Sua origem simples, na roça, numa família composta por 13 irmãos, jamais afastou de MARION sua ambição e coragem para desbravar diferentes cidades, em busca de oportunidades, desde muito jovem.

Hoje, com 60 anos de idade, esposo de Gleicy Biava, pai de 03 filhos, Cristiane (advogada e empresária), Natália (estudante de medicina e empresária) e Mario A. Biava Jr (in memorian, 15/05/2012), avô de 03 netos (Paulo Henrique, Maria Antonia e João Benício), Marion relembra com saudosismo e orgulho toda sua trajetória de vida, marcada por inúmeras dificuldades e luta, porém baseado na fé e honestidade para chegar até aqui.

A garra e o empreendedorismo dão vitalidade a Marion, são características que o motiva, para desempenhar seu trabalho, bem como, o prazer imensurável de estar junto da sua família.

Atualmente, é o Diretor Presidente do Grupo Marion, constituído por empresas no segmento de Hotelaria e Posto de Combustíveis, nas cidades de Campo Novo do Parecis e Várzea Grande – MT; bem como, atua no setor agro, no ramo da pecuária.

Abaixo, um breve histórico da trajetória de vida deste empreendedor que acreditou em si, para se tornar um empresário de sucesso.

COMO TUDO COMEÇOU: O JOVEM SONHADOR:

Desde muito jovem, Marion já ajudava seus pais nas atividades da pequena propriedade rural da família, na cidade onde nasceu, Videira, no interior de Santa Catarina.

Anos mais tarde, mudaram-se para o interior do Paraná, na cidade de Saudades do Iguaçu, onde permaneceu ajudando nos negócios da família, no setor de Armazéns Gerais, hotelaria e restaurante.

Porém, mesmo muito jovem, sonhava em conquistar seu próprio patrimônio.

Assim, ainda menor de idade, quando surgiu a oportunidade de enfrentar desafios, não pensou duas vezes, decidiu deixar a cidade, e iniciar sua trajetória de vida.

 

A PROFISSÃO DE CAMINHONEIRO E A ESCOLHA DO ESTADO DE MATO GROSSO PARA EMPREENDER:

Com pouco estudo, as oportunidades eram limitadas. Mas Marion sempre foi muito observador e não deixava de arriscar quando as oportunidades surgiam.

Foi motorista de caminhão, puxando cargas de madeira, arroz, feijão, produtos agrícolas e equipamentos para os Estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Mato Grosso.

Devido às precárias condições das estradas, não existia asfalto relata Marion, eram poucos os que se encorajavam a aceitar os fretes para o Mato Grosso; em contrapartida, o valor do frete era atrativo, e eu encarei, frisa ele.

Dentre os destinos escolhidos por ele, neste Estado, mereceu destaque a região de Deciolândia, onde trabalhou em propriedades rurais, de empregado para um dos seus irmãos, acumulando as funções de serviços gerais, operador de máquina, motorista, dentre outros, enfim, nunca teve preguiça de trabalhar.

 

NOVOS DESAFIOS, APRENDIZADO E A CONSTITUIÇÃO DA SUA FAMÍLIA:

Após alguns anos, já na região de Nossa Senhora do Livramento, interior do MT, trabalhou no garimpo, e naquela pequena cidade conheceu sua esposa, companheira há 36 anos, mãe dos seus filhos, a Matogrossense Gleicy.

De motorista a garimpeiro, na década de 80 quando o garimpo sofreu uma grande queda, Marion mudou-se com sua esposa e a filha para Várzea Grande, onde trabalhou um breve período como taxista e em seguida voltou a trabalhar com caminhão, nas obras de uma grande construtora da época, até por volta de 1988.

A PERSISTÊNCIA E CORAGEM QUE O LEVARAM À CAMPO NOVO DO PARECIS PARA EMPREENDER NO SEGMENTO DE COMBUSTÍVEIS 

A caminhada não foi fácil, foram inúmeros os desafios enfrentados, a luta diária, até o dia em que lendo a página de classificados do jornal, viu o anúncio de arredamento de um posto de combustível na cidade de Campo Novo do Parecis.

Assim, ao final do ano de 1988, Marion foi conhecer a cidade de Campo Novo do Parecis, recorda-se que chegou na semana da 1ª eleição Municipal, ano da emancipação político administrativa, município ainda sem energia, sem infraestrutura, pouco habitada, de difícil acesso em vista das péssimas condições das estradas de chão, ainda mais nas épocas de chuvas, poucos comércios ... qualquer um que não tivesse a manifesta vontade de arregaçar as mangas teria desistido e ido embora, mas ele não, ... ao se deparar com a realidade do Município, teve certeza de que lá seria o seu lugar.

Mesmo sem reais condições financeiras de arrendar o posto, sem conhecimento técnico, sem reservas financeiras, sem patrimônio, não pensou duas vezes, “fiz o contrato de arrendamento mesmo sem ter condições de cumpri-lo..., mas a minha vontade, a coragem e meu pensamento positivo, me fizeram acreditar que eu estava no lugar certo, na hora certa, e que a minha vez havia chegado”. Corrobora que foi acolhido e bem recebido pelas pessoas que residiam na cidade.

Assim, no dia 1º de janeiro de 1989, abri minha primeira empresa, o POSTO MARION, com atendimento 24 horas, referência em qualidade e confiabilidade há 31 anos.

Naquela época acumulei as funções de caixa, administrador, frentista, lubrificador, pois éramos apenas eu e mais dois funcionários; minha esposa era professora e me ajudava no caixa.

Após dois anos de arrendatário, comprei o posto e passei a proprietário, expandi nos anos seguintes meu ramo de atividade no setor de combustíveis para as cidades de Nortelândia e Arenápolis, inclusive, no setor de transportes.

Já empresário, passou a investir também no ramo imobiliário, com a aquisição de imóveis para venda ou locação, flagrante sua característica de empreendedor, com tato para negociar, permutar...

Na cidade de Campo Novo do Parecis, sua esposa engravidou dos seus dois outros filhos, Natalia e Mario Junior (in memorian), ... relata que lembra-se com clareza e saudosismo que seus três filhos cresceram brincando no pátio do posto, entre as bombas, rampas, ... o que certamente os fez valorizar a luta diária daquele jovem sonhador do interior de SC que tornou-se um empreendedor de sucesso, e que é exemplo para sua família.

Relata, outrossim, que seus sonhos foram se tornando realidade, pois sempre esteve ao seu lado a sua esposa e companheira Gleicy, mulher de fé e fibra que sempre o ajudou, o acompanhou, e ainda assim, sempre esteve presente na educação dos filhos, afirma Marion.

Atualmente, conta com postos na cidade de Campo Novo do Parecis (administrado pela família) e nas cidades de Cuiabá e Várzea Grande – MT (arrendados para terceiros).

 

DO SEGMENTO HOTELEIRO:

A HONESTIDADE sempre foi a base do seu trabalho, frisa Marion, o que contribuiu para que seu nome fosse sinônimo de CREDIBILIDADE e CONFIABILIDADE, na região, surgindo, assim, novas oportunidades com o passar dos anos.

Sempre sonhou em atuar no segmento do turismo, assim, em 2004 comprou seu 1º hotel, MARION PALLACE HOTEL, na cidade de Campo Novo do Parecis, que na época contava com apenas 18 apartamentos; hoje o Marion Pallace Hotel possui 54 apartamentos, ampla área de lazer, salas de convenções e eventos, numa área de aproximadamente 4.800 m²; posteriormente o HOTEL MONOKY, com 19 apartamentos e em seguida o MARION PANTANAL HOTEL, na cidade de Várzea Grande, próximo ao Trevo do Lagarto, com 76 apartamentos, ampla área de lazer, salas de convenções, estacionamentos para veículos grandes e restaurante.

Marion destaca a participação ativa da família (esposa e filhas) na administração dos empreendimentos.... e acrescenta: “a minha família é o meu suporte, sem eles eu nada seria... meu maior patrimônio são minha esposa, filhas e netos, e a saudade diária do meu filho, que faleceu há 08 anos, vítima de um acidente automobilístico na cidade de Tangará da Serra, onde administrava um posto de combustíveis que havíamos adquirido naquela cidade”.

DA PECUÁRIA

Como todo jovem que teve sua origem na roça, Marion sempre sonhou em ter uma área rural de sua propriedade.

Destaca que é no campo, cercado de árvores, pasto e animais, que reabastece sua energia para enfrentar os desafios diários na administração das empresas.

Frisa que o contato com a terra e com as atividades na fazenda, dormindo na rede, tomando chimarrão, caminhando no pasto de botina, é que encontra toda a energia que precisa. Volto cansado, pois trabalho muito, porém revigorado, afirma Marion.

DA ATUAÇÃO SOCIAL

Marion afirma que é um homem reservado, que prefere estar ao lado da sua esposa, filhas e netos nos momentos de “folga”, do que em qualquer outro local.

Porém, mesmo sendo uma pessoa reservada, sempre teve participação ativa nas ações sociais... com programas de incentivo à leitura; campanha “diga não às drogas” nas escolas; campanhas de “plante uma árvore” em conjunto com as crianças da APAE do Município de Campo Novo... foi presidente e governador assistente do ROTARY CLUB, colaborou com a construção da sede da APAE, dentre outros.

Recebeu o título de cidadão Matogrossense na Assembleia Legislativa do Estado de MT; cidadão Camponovense na Câmara Municipal de Campo Novo do Parecis; empresário destaque pela Associação Comercial, dentre outros.

Finaliza afirmando que infelizmente ainda falta representatividade política ao Município, seja no Governo Estadual, quanto no Governo Federal, mas que sempre acreditou no grande potencial do Município que escolheu para residir, criar seus filhos e investir; e que os representantes do Município devem dar destaque ao potencial turístico da região, que é riquíssimo e muito pouco explorado, bem como, facilitar impondo menos burocracia para a instalação de indústria em nossa cidade, e por fim, investir na qualificação dos jovens, que são nosso futuro.

 

Vídeos

Dados do Município

CAMPO NOVO DO PARECIS

 

Campo Novo do Parecis é um município brasileiro distante 401 km da capital Cuiabá, localizado no interior do estado de Mato Grosso, região Centro-Oeste. Conforme o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), sua população foi estimada em 36.143 habitantes, em 2020.

A cidade possui a 9ª maior economia do estado, com PIB (Produto Interno Bruto) dos Municípios de R$ 2.933.729.000 (aproximadamente R$ 2,93 bilhões).

A força de Campo Novo está na agropecuária, que movimenta R$ 1,1 bilhão/ano. Maior produtor nacional de girassol e pipoca, possui cerca de 42% do território destinado às safras de grãos. Dados apontam que, em 2019, foram colhidas 3,11 milhões de toneladas (t) de cana-de-açúcar, 1,18 milhão/t de milho (segunda safra) e 1,27 milhão/t de soja. Também se destacam no setor do agronegócio algodão, sorgo e amendoim.

Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.