Bom dia, Segunda Feira 29 de Abril de 2024

Saúde

SAÚDE

Publicado em 15 de Fevereiro de 2022 ás 09:37 , por VALMIR FARIAS

Cada vez melhor

Investimentos feitos pelos setores público e privado têm transformado Sorriso em um centro médico de referência 

Polo de 15 municípios que integram o Consórcio de Saúde Teles Pires e referência para vários outros municípios da região Norte de Mato Grosso, Sorriso tem um atendimento de saúde, tanto público quanto privado, que o difere de muitas outras cidades brasileiras. 

Essa qualidade, proporcionada por uma ótima estrutura física e por profissionais de alto nível, está transformando o município em um centro de excelência, onde a população local e a de municípios vizinhos - e até mesmo de outros estados, tem acesso a exames de última geração e a atendimentos especializados.

Além da estrutura pública de saúde, Sorriso conta com uma rede de atendimento formada por 134 estabelecimentos, entre hospitais, clínicas médicas e odontológicas, laboratórios clínicos e centros de diagnóstico por imagem, que o colocam em igualdade com centros maiores. 

Uma das referências é o Hospital 13 de Maio. Construído por meio de parceria entre médicos, empresários e produtores rurais, a unidade hospitalar foi implantada para atender a demanda cada vez mais crescente por atendimento de média e alta complexidade.

Diretora executiva do Hospital, Eliane de Fátima Frescura tem uma avaliação positiva da saúde no município em razão do atendimento ofertado tanto na rede pública quanto na privada, onde há investimentos em inovação, em estrutura, na aquisição de equipamentos de última geração e na capacitação dos profissionais envolvidos. “Sorriso tem uma saúde de qualidade”, afirma ela. 

A unidade hospitalar é uma das maiores e mais bem estruturadas de Sorriso. São ao todo 49 leitos para internações, sendo 23 apartamentos e 26 enfermarias. O Hospital possui uma sala de parto e 10 leitos de UTI. A previsão é que os leitos de UTI sejam ampliados e uma Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica seja implantada no próximo ano. 

Além do 13 de Maio, Sorriso conta também com mais dois hospitais: o Nossa Senhora de Fátima, administrado pela iniciativa privada e o primeiro a ser instalado na cidade no início de 1980, e o Hospital Regional, que tem a administração a cargo do Estado através da Secretaria Estadual de Saúde e que foi implantado no final da década de 1980. As duas unidades oferecem atendimento de média e alta complexidade.  

No setor público, convênios firmados entre o Município e a iniciativa privada garantem o acesso da população a 19 especialidades médicas e a exames de última geração sem que haja necessidade de que os pacientes se desloquem para grandes centros. Diariamente, mais de 3 mil atendimentos são realizados na Rede Municipal de Saúde e 100% do município é coberto pelo Programa de Saúde da Família. 

             “È esse desafio de tentar cada vez mais fazer o melhor que nos move também"  Eliane de Fátima Frescura, diretora executiva do Hospital 13 de Maio 

SAÚDE  EVOLUIU COM A CIDADE

O atendimento médico-hospitalar em Sorriso teve início em 1980, quando o então médico recém-formado pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Paraná, Carlos Gilberto Frison, instalou o Hospital Nossa Senhora de Fátima.

A medicina praticada na época era limitada devido às condições da cidade, que estava começando a ser colonizada. “No início tínhamos as dificuldades inerentes  à época, como logística precária, comunicação quase inexistente e falta de pessoal de apoio”, lembra o doutor Carlos. “Fazíamos mais atendimentos clínicos, pequenas cirurgias, partos normais e atendimento de urgência, isso no primeiro ano”, completa o médico.

Porém, o crescimento da cidade e o aumento da população começaram a atrair mais profissionais da medicina e consequentemente, avanços na área da saúde. “A partir de 1981, com a chegada de mais um colega e com a ampliação do hospital, passamos a fazer cirurgias de porte maior e atendimentos mais complexos”, conta o médico.

Acompanhando o setor de saúde no município há mais de 40 anos, doutor Carlos destaca que num espaço de tempo considerado curto, a estrutura e o atendimento médico em Sorriso evoluíram e acompanharam o crescimento da cidade. 

“Hoje temos  hospitais muito bons, bem equipados, excelentes profissionais em todas as especialidades, muito bons serviços de apoio, como laboratórios, clínicas de imagem, fisioterapia e nutrição, isso tanto no setor privado como no público. A saúde em Sorriso vai muito bem, obrigado!”, diz o médico pioneiro. 

               

“A saúde em Sorriso está muito boa. Comparando com cidades com a mesma idade, Sorriso está muito bem”, Doutor Carlos Gilberto Frison, médico

 

INVESTIMENTOS PRIVADOS

Secretário Municipal de Saúde, Luís Fábio Marchioro destaca que os investimentos feitos no município pela iniciativa privada na área da saúde, como a construção de hospitais, implantação de centros médicos, clínicas em várias especialidades e laboratórios para exames clínicos e de imagem, contribuíram com a melhoria do setor. “Isso é um fator muito positivo”, frisa ele. 

Além do crescimento populacional, o secretário também atribui os investimentos feitos pela iniciativa privada ao potencial econômico do município e ao poder aquisitivo dos moradores. “Há uma condição de busca por atendimento particular por boa parte da população, que tem condição de pagar por um procedimento, por uma consulta”, ressalta.

E foi justamente o potencial econômico - aliado ao empreendedorismo e ao fato de Sorriso ser polo de atendimento de vários municípios - que levaram um grupo de empresários e de médicos a criar o Alliance Medical Center, onde estão instalados 40 consultórios que oferecem mais de 20 especialidades e diversos serviços de saúde.

Um dos sócios no empreendimento, Ramon Alves de Carvalho avalia que o setor de saúde em Sorriso tem potencial para avançar ainda mais em razão do número crescente de pacientes e de profissionais da medicina que se instalam na cidade. “Para se ter uma ideia nós já trouxemos mais de 20 profissionais. Só esse ano foram 8”, informa. 

              “Entendemos que havia a necessidade de ser não apenas um complemento, mas a necessidade de um centro médico onde o cliente pudesse ganhar tempo e qualidade”, Ramon Alves de Carvalho, Aliance Medical Center

INVESTIMENTOS PÚBLICOS

O secretário Luís Fábio Marchioro destaca que, apesar de já contar com uma estrutura de atendimento adequada, a demanda por saúde em Sorriso aumenta a cada dia com a vinda de mais moradores que chegam à cidade em busca de oportunidades. 

Contudo, ele enfatiza que o Município tem buscado suprir essa demanda. Uma das ações citadas pelo secretário são os 6 leitos de UTI instalados para tratamento da covid-19 e que deverão ser mantidos após a pandemia. Fábio também adiantou que mais cinco unidades de saúde da família deverão ser construídas nos próximos 3 anos. Existe também, segundo ele, projetos para a implantação de uma maternidade municipal e uma policlínica será construída na Zona Leste da cidade, proporcionando atendimento a cerca de 40 mil habitantes. 

O secretário destacou também a implantação de um centro de reabilitação de fisioterapia e fonoaudiologia, que está em processo de construção, e os investimentos municipais, que segundo ele são altos, na realização de cirurgias eletivas. “Tudo isso para contemplar a demanda. Nós vemos um futuro bom pela frente”, comenta. 

Para garantir um alto padrão de atendimento, o Município de Sorriso não tem poupado recursos. Pela Lei, a Administração Municipal é obrigada a aplicar 15% do orçamento na saúde pública. “Nós estamos investindo 30%”, informa Luís Fábio. “Tem que ter investimentos, não se faz nada na saúde sem ter recursos. O recurso financeiro é essencial”, frisa. 

CIDADE ATRAI PROFISSIONAIS CAPACITADOS

Diretora Executiva do Hospital 13 de Maio, Eliane de Fátima Frescura frisa que a estrutura existente na cidade, tanto na área da saúde quanto no geral, tem atraído um grande número de profissionais altamente capacitados, que atuam nas mais diversas áreas médicas e  que trocam os grandes centros por Sorriso. 

“Quando eles vêm conhecer a cidade, a estrutura ofertada dá a eles uma segurança para virem trabalhar com qualidade de vida para a família e que eles possam desenvolver suas especialidades e serem referências”, observa Elaine. 

Ela também comenta que a exigência da população por qualidade faz com que haja cada vez mais investimentos. “É esse desafio de tentar cada vez mais fazer o melhor que nos move também”, diz ela. 

 

HOSPITAL REGIONAL

Uma das grandes conquistas de Sorriso e outra referência em saúde para a cidade e a região é o Hospital Regional. Implantado no final da década de 1980, a unidade, que é administrada pelo Governo do Estado, foi ampliada e modernizada com o passar do tempo para suprir a demanda cada vez mais crescente por atendimento. 

Atualmente o Hospital Regional conta com uma estrutura formada por 20 leitos de UTI, 173 leitos convencionais, sendo 153 de enfermaria divididos entre as áreas de cirurgia geral, clínica médica, pediatria, maternidade e pronto-atendimento. Recentemente o Governo do Estado investiu no Hospital Regional R$ 8,5 milhões em obras de ampliação e melhorias e R$ 2,5 milhões na aquisição de equipamentos. 

Entre janeiro e agosto de 2021, o HR realizou em média 611 internações, 1.253 procedimentos de pronto-atendimento e 144 partos ou cesarianas por mês. Também foram realizadas uma média de 600 consultas ambulatoriais e 340 cirurgias mensais no mesmo período. 

No Hospital Regional de Sorriso, de acordo com a Secretaria Estadual de Saúde, são ofertadas 21 especialidades médicas, sendo elas anestesiologia, cirurgia bucomaxilofacial, cardiologia, cirurgia geral, colonoscopia, vascular, clínica médica, endoscopia, ecocardiograma, ginecologia-obstetrícia, infectologia, nefrologia, neurocirurgia, neurologia, ortopedia, traumatologia, ultrassonografia, pediatria, radiologia, gastroenterologia, reumatologia e programa do trato genital inferior (PTGI).

 

FACULDADE DE MEDICINA

O secretário municipal destacou que a implantação do curso de medicina em Sorriso elevará ainda mais o nível do atendimento à população em razão da vinda de profissionais altamente qualificados que, além de atuarem como professores na instituição de ensino, poderão desenvolver atividades em clínicas e hospitais da cidade. 

Outro ponto favorável apontado por ele com a implantação do curso são os estágios obrigatórios que os estudantes terão que cumprir nas unidades de saúde pública. 

Saúde

Hospital e Maternidade Nossa Senhora de Fátima

Publicado em 01 de Dezembro de 2021 ás 10:36 , por Valmir Farias

Há 40 anos fazendo história na Saúde de Sorriso

Unidade hospitalar fundada em 1981, é referência na região em atendimento de baixa e média complexidade e na realização de exames por imagem

 

Criado em 1981  cinco anos antes de Sorriso tornar-se município, o Hospital Nossa Senhora de Fátima faz parte da história da cidade e, ao longo desses 40 anos de funcionamento, tem prestado relevantes serviços médicos à população. 

No início, funcionando em uma pequena casa de madeira e com apenas um médico, o Hospital realizava somente exames clínicos, suturas, partos normais e pequenas cirurgias. Hoje, tendo acompanhado o desenvolvimento da cidade e crescido com ela, tornou-se referência em atendimento de baixa e média complexidade, especialmente nas áreas de ginecologia, obstetrícia e pediatria.   

Conta com um corpo clínico altamente capacitado, além de uma completa estrutura hospitalar formada por um ambulatório, uma sala de partos, três centros cirúrgicos, 27 leitos para internação, um centro de diagnóstico por imagem e um laboratório de análises clínicas, o Hospital atende em média três mil pacientes por mês, moradores de 14 municípios de Mato Grosso e também do Pará.

“Hoje, na nossa região, temos alguns hospitais de médio porte na saúde privada e o Nossa Senhora de Fátima não fica atrás para atender o paciente. Nós temos todo um serviço de apoio de diagnóstico, temos uma grande quantidade de profissionais em várias especialidades atendendo dentro do hospital; temos médicos e equipe muito bem capacitados. O hospital hoje tem condições de realizar um excelente atendimento em relação aos demais”, observa o diretor-administrativo Marcos Aurélio Gomes Ribeiro.  

Ele frisa que os profissionais que atuam no Hospital e Maternidade Nossa Senhora de Fátima, têm total liberdade em relação à conduta médica e dispõem  de todo o suporte necessário em relação a equipamento, estrutura e equipe.  “O nosso Centro cirúrgico hoje é de primeira qualidade, podendo ser comparado ao de qualquer outro hospital do estado. Isso garante mais qualidade para o profissional trabalhar”, enfatiza. 

O diretor ressalta que ao longo de quatro décadas de atuação, o Hospital investiu em tecnologia, no aumento e na capacitação do corpo clínico, e hoje conta com várias especialidades, incluindo cirurgia plástica. Porém os destaques principais são a ginecologia, a obstetrícia e a pediatria, além de um moderno centro de diagnóstico por imagem e laboratório clínico, podendo realizar exames de tomografia, mamografia, colonoscopia, raio-X e ultrassonografia, entre outros.  

Como referência em maternidade, um dos diferenciais do Hospital Nossa Senhora de Fátima é a realização do parto humanizado, feito em um ambiente com características menos hospitalares, porém, obedecendo todos os parâmetros determinados pela medicina. 

Outro diferencial do Hospital e Maternidade Nossa Senhora de Fátima destacado pelo diretor-administrativo é o Saúde Fácil, uma espécie de  ‘braço’ social do Instituto de Gestão Hospitalar e Assistência à Saúde no Estado de Mato Grosso (Ighasmat) que é o responsável pela gestão da unidade hospitalar. 

“O Saúde Fácil é um programa bastante acessível, não tem custo para o paciente, não existe burocracia, é livre de mensalidade e garante descontos na realização de consultas, exames e internações, que podem ser feitos no próprio hospital ou em outros centros”, explica Marcos Aurélio. 

De acordo com o diretor, se comparado a outros hospitais da região e do estado, o Nossa Senhora de Fátima tem um grande potencial, com amplo espaço para ampliação da estrutura física e, destaca ele, ao longo dos últimos quatro anos, vem tendo uma gestão focada na qualidade do atendimento. 

 

Saúde

CLÍNICA ALTA  

Publicado em 02 de Dezembro de 2021 ás 08:51 , por VALMIR FARIAS

 

Referência em medicina e segurança no trabalho em Sorriso e região 

Clínica reúne em um único local, espaços para realização de exames de imagens e laboratoriais, proporcionando ganho de tempo ao empregado e aos empregadores

 

A Alta Medicina e Segurança no Trabalho foi criada em 2019 pelo empresário Rodolfo Viotto e pela esposa e médica do trabalho Rosa Fani Alcara Bogado. A implantação da Clínica se deu devido à demanda existente à época no município, quando havia um amplo campo a ser explorado, especialmente relacionados à segurança no trabalho. 

Funcionando em um amplo espaço no Alliance Medical Center, a clínica reúne em um único local, todas as especialidades relacionadas à medicina e a segurança no trabalho, sejam elas médicas ou técnicas.

Essa estratégia proporciona mais tranquilidade, comodidade e ganho de tempo para o trabalhador e também para os empregadores. Com todos os exames, sejam de imagem ou laboratoriais, podendo ser realizados em um único local, uma bateria completa pode ser realizada em cerca de 3 horas.

Além da bem planejada estrutura física, a Alta conta com uma equipe multiprofissional, formada por 7 médicos, 1 engenheiro do trabalho, 1 engenheiro florestal, 4 técnicos de Segurança no Trabalho, 1 enfermeira do trabalho, 1 fonoaudióloga, além de uma completa equipe administrativa.

A Clínica tem também uma unidade móvel, equipada com aparelhos para realização de exames audiométricos, de eletroencefalograma e eletrocardiograma em fazendas ou indústrias. A unidade móvel conta com uma equipe formada por um médico, 1 enfermeira do trabalho e 1 técnico de segurança no trabalho. Com toda essa estrutura a Alta atende grandes grupos corporativos de Sorriso e de cidades da região.

Como explica a gerente-técnica comercial da Alta, Cáren Vieira, a clínica oferece aos clientes um tratamento personalizado, visando a solução dos problemas de forma rápida e eficiente. “Nós oferecemos um trabalho de qualidade e tratamos os clientes, seja ele pequeno ou grande, da mesma maneira, ou seja, com respeito às suas necessidades”, ressalta.

Cáren também destaca que a Alta realiza grandes investimentos na capacitação dos profissionais que compõem suas equipes, de forma que eles estejam sempre atualizados para que, assim, possam prestar os serviços com a melhor qualidade possível.

De acordo com Cáren, os investimentos na parte da medicina e com a segurança do trabalho proporcionam um grande retorno, refletido na melhoria da produção das empresas.

Ela enfatiza que um funcionário com a saúde em dia e com todos os treinamentos da parte de segurança, rende muito mais. “Ele tem uma rotina melhor. E  o tempo dele de produção é utilizado através desses procedimentos, trazendo um grande ganho para as empresas”, explica ela.

Saúde

INVESTIMENTO EM SAÚDE

Publicado em 15 de Fevereiro de 2022 ás 16:28 , por VALMIR FARIAS

Clínica DIS investe na aquisição de equipamentos de ponta para exames de angiotomografia e ressonância magnética

Desenvolvido pela GE, o Revolution Maxima realiza exames não invasivos, com o resultado disponibilizado no prazo de 2 minutos

 

A DIS é uma clínica especializada em exames de imagem, como Ressonância Magnética, Densitometria Ósseo, Tomografia Computadorizada, Tomografia com contraste, Ultrassonografia, Raio-X e Mamografia. 

Instalada em Sorriso, no Alliance Medical Center, a DIS está presente também em Sinop, oferecendo sempre o que há de melhor em exames por imagens. Com um atendimento humanizado, com foco na excelência, a DIS investiu mais de R$ 3,5 milhões na aquisição de dois novos e modernos equipamentos para realização de angiotomografia computadorizada e ressonância magnética.

Desenvolvido pela General Eletric, o Revolution Maxima realiza exames não invasivos, que avaliam o escore de cálcio nas artérias, uma das causas do infarto, com o resultado sendo disponibilizado em 2 minutos. 

De acordo com  a fabricante, “a imagem é apenas uma parte do processo e a forma como se chega a essa imagem final está totalmente integrada à qualidade dos cuidados com o paciente, assim como às próprias imagens”. 

Esta filosofia, segundo a GE, está na base do Revolution  Maxima, “que proporciona uma tomografia computadorizada potente, de alta performance e confiável, projetada para maximizar cada passo do fluxo de trabalho, desde o posicionamento do paciente até a emissão do laudo”.

Através da avaliação das imagens de alta resolução geradas pelos equipamentos, explica Ramon Alves de Carvalho, um dos proprietários da DIS, é possível identificar o risco de um ataque cardíaco mesmo em pacientes que ainda não tenham apresentado nenhum sintoma. 

 

 

Saúde

SAÚDE DRA. ROSA FANI

Publicado em 15 de Fevereiro de 2022 ás 16:49 , por VALMIR FARIAS

SAÚDE

Dra. Rosa Fani, endocrinologista

Especialista trata, por meio de exames e consultas clínicas, distúrbios relacionados ao metabolismo

Formada pela Universidade Federal da Grande Dourados (MS), a doutora Rosa Fani Alcara Bogado é titulada em Endocrinologia e Metabologia pela Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia – SBEM. Morando em Sorriso desde de 2007, quando começou atuando em clínica geral, em 2013 ela criou a Clínica Fani Endocrinologia, especializada em atendimento nas áreas de endocrinologia e metabolismo. 

Apaixonada pela profissão que escolheu, a doutora Rosa Fani revela que a endocrinologia é sua área preferida na medicina. “Essa especialidade médica trata desde doenças bastante prevalentes como diabetes, distúrbios de tireoide, até outras mais raras como acromegalia e Cushing, entre outras, e não apenas obesidade como é comum pensar, tratando, portanto, de doenças relacionadas aos hormônios que podem estar sendo produzidos em quantidade insuficiente ou em excesso”, explica a profissional. 

A doutora Fani pontua que a endocrinologia atua no diagnóstico e tratamento dessas doenças que exige um acompanhamento constante para proporcionar uma melhora na qualidade de vida dos pacientes. Além das consultas ambulatoriais, os exames, sejam eles de imagem ou laboratoriais, auxiliam para determinar o tratamento de doenças como hipotiroidismo e  o controle do diabetes, que normalmente é feito com mudança de hábitos e reeducação alimentar dos pacientes. 

“Tudo que envolve disfunção hormonal e metabolismo conseguimos fazer diagnóstico e tratamento”, frisa . “Na verdade é o acompanhamento do paciente, a prevenção de um infarto, um AVC em um paciente diabético, a reposição de hormônio quando se faz necessário. É todo esse suporte clínico que buscamos alcançar para proporcionar ao paciente uma qualidade de vida”, explica

A Clínica Fani Endocrinologia atende convênios e planos de saúde e tem uma clientela formada por pacientes de Sorriso e de várias cidades de Mato Grosso. Como ressalta a profissional, “a endocrinologia tem como objetivo proporcionar aos pacientes uma vida mais próxima da normalidade através do acompanhamento clínico para portadores de distúrbios metabólicos. Nessa área não realizamos nenhum tipo de procedimento" , explica. Ela também pontua que o acompanhamento endocrinológico é recomendado para todas as idades.

 

Vídeos

Dados do Município

Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.