Bom dia, Quinta Feira 25 de Abril de 2024

Sinop

JMD URBANISMO

Publicado em 14 de Setembro de 2020 ás 10:19 , por Inovando em cada empreendimento

Inovando em cada empreendimento

Em cada um dos projetos, há sempre um diferencial para melhorar a qualidade de vida de seus clientes com conceitos inovadores

 

Pioneira na criação e implantação dos conceitos de bairro planejado e condomínios fechados horizontais na região Norte de Mato Grosso, a JMD Urbanismo busca surpreender continuamente a sociedade por meio de um urbanismo diferenciado, focado na melhor relação entre as pessoas e o ambiente em que vivem, propiciando uma melhora contínua na qualidade de vida de seus clientes.

Entre os projetos estão os de condomínios fechados horizontais com serviços diferenciados, como resorts, e de loteamentos abertos, com gestão administrativa. Tais inovações urbanas tornam-se vitrine para outros empreendimentos, visando sempre o bem-estar da população.

Presente em Sinop e Alta Floresta, a JMD agora expande seus empreendimentos para Goiás e Minas Gerais. Conheça a seguir todos os seus projetos. É importante destacar que eles podem até ter algumas semelhanças, mas cada um possui um diferencial que o torna único.

 

MONDRIAN

Lançado em 2002, o Mondrian Residencial é o primeiro condomínio fechado horizontal de grande porte de Mato Grosso. Possui lotes com metragem que varia entre mil m² e 3,8 mil m², com paisagismo diferenciado em uma ampla área verde, além de espaços criados para o lazer e a prática esportiva. As amplas dimensões dos terrenos possibilitam que o condômino realize o sonho de morar em casas com projetos arquitetônicos exclusivos.

O empreendimento foi o primeiro desenvolvido por Edilson Macedo e sua família. Após conhecer alguns condomínios horizontais fechados em Maringá/PR, ele trouxe a ideia e logo deu início aos estudos de viabilidade.

Previa-se a expansão de Sinop para aquela região, onde hoje estão situados os condomínios fechados e bairros planejados, porém, havia algumas dificuldades a serem superadas.

“O Mondrian acabou ancorando o que é hoje a área nobre da cidade, onde criou-se uma nova linha de desenvolvimento. Porém, à época, os acessos ainda eram precários, sem pavimentação, havia pouca iluminação pública. Mas os primeiros clientes apostaram e o empreendimento deu muito certo, sendo pilar de referência dos produtos que se seguiriam”, explica o gestor de marketing.

Sua arquitetura clássica, inspirada nas formas rígidas das obras do artista holandês Piet Mondrian (daí o nome do residencial), segue provocando admiração e desejo mesmo após quase duas décadas de sua concepção. É hoje um dos metros quadrados mais valorizados da cidade.

 

AQUARELA BRASIL

Após o sucesso do primeiro empreendimento, a marca JMD já se consolidava com conceitos inovadores para a cidade. Tanto que, em 2005, foi lançado o Aquarela Brasil Residencial, o primeiro bairro planejado de Sinop com gestão administrativa, mesmo se tratando de um loteamento aberto.

Ele foi desenvolvido para priorizar a qualidade de vida, focado em mais segurança e bem-estar para seus moradores e maior valorização aos investidores, pois possui gestão associativa.

“Entre os serviços, a associação realiza a gestão e manutenção das áreas verdes, dos equipamentos urbanos e a vigilância. É um bairro diferente para viver. Para isso, é feita a captação de recursos dos proprietários por meio de tarifa pública. É um investimento privado revertido em ambientes urbanos diferenciados para o município. É de uso da população em geral, especialmente para quem mora lá”, destaca Paroli.

O Aquarela Brasil é gerenciado por uma entidade associativa sem fins lucrativos que nasceu com o objetivo de trabalhar em parceria com o Poder Público municipal para gerir os espaços comunitários. Para isso, a associação de proprietários foi outorgada junto à Prefeitura e é amparada pela Lei Complementar 056/2010.

Quem visita o Aquarela Brasil se encanta de imediato. O bairro oferece amplo espaço verde, com orla esportiva, áreas de convivência entre as pessoas e a natureza, bosque, além de vigilância motorizada 24 horas e monitoramento por câmeras nas principais vias.

 

CARPE DIEM

Lançado em 2012 e inaugurado em 2014, o Carpe Diem surpreendeu o mercado com seu conceito de resort, realmente, não está só no nome. O residencial conta com parque aquático completo, seis salões de eventos, complexo spa, restaurante com gastronomia diferenciada, estúdio de pilates, academia, entre outros itens comparáveis aos melhores resorts de hotelaria do Brasil – somente a área comum possui 70 mil m².

O parque aquático foi constituído para oferecer muito lazer e uma beleza cênica incomparável, priorizando uma série de normas de bom uso e segurança para que o condômino e sua família possam se divertir com tranquilidade, em um local saudável, com muitos espaços privativos, sem qualquer custo adicional na sua taxa de condomínio. Possui toboáguas, bar molhado, gazebos e playground aquático.

Tudo no Carpe Diem foi pensado para que o cliente possa se sentir de férias o ano todo. “Ele trouxe um nível de inovação altamente diferenciado para Sinop e região. São oferecidos serviços de resort como se você estivesse em viagem para qualquer outro lugar do país, mas em vez de voltar para um quarto por tempo limitado, você constrói sua casa e vive lá”.

Outro diferencial é a incorporação do restaurante Kaua´i, com gastronomia de alta qualidade e adega climatizada. Ele é o coração do empreendimento por oferecer delivery interno aos moradores. O cardápio é variado, mudado a cada oito meses.

Para quem quer organizar um evento social para amigos e familiares, o Carpe Diem dispõe de seis salões de festa distribuídos em diferentes pontos do residencial. “A locação dos espaços gourmet incluem estrutura completa com talhers, pratos e copos panelas. Toda a parte de limpeza pós-festa é feita pelo próprio condomínio”, ressalta o gestor.

O complexo de spa foi feito para quem quer relaxar depois da correria do dia a dia. Nele, estão presentes estúdio de pilates, salas para massagens terapêuticas, tratamentos corporais e faciais, sauna com área de descanso e jardim, hidro ofurô e salão de beleza.

Para os esportistas, os condôminos têm à sua disposição: 6 quadras de tênis com piso de saibro e medidas oficiais – as aulas são disponibilizadas no sistema pay-per-use, com profissionais qualificados; campo society oficial com gramado sintético importado; quadras de areia; quadra poliesportiva e pista de bicicross.

“Existe também um profissional contratado, o recreador. Ele organiza a agenda de horários, promove eventos esportivos entre os associados. Sua função é dar vida à estrutura. Enfim, o Carpe Diem é extremamente sustentável”.

 

PORTAL DA MATA

O Portal da Mata Residencial tem como diferencial ser um condomínio horizontal fechado interligado à mata nativa. Possui uma grande quantidade de itens de lazer e convívio social, como restaurante, academia, salão de festas social, salão infantil, salão de jogos, playground e complexo esportivo.

Segundo Paulo Paroli, a presença de uma mata nativa logo na frente do empreendimento, a qual não poderia ser subtraída, acabava afastando o interesse de muitos empreendedores para investir naquela área. Mas a JMD não viu isso como um problema, pelo contrário: fez disso seu grande diferencial.

“Existia no meio dessa mata uma antiga estrada que já estava aberta. Foi feita a tabulação de todas as árvores. Tanto é que, para preservá-las, o pórtico da entrada do condomínio não é na frente, e sim mais recuado. Nossa inovação foi usar aquilo que seria um problema para transformar em qualidade de vida para o morador”.

Para quem gosta da prática de esportes em meio à natureza, o residencial é o lugar perfeito. São 100 mil m² de área verde nativa, exclusiva do condomínio. Estão disponíveis 4 quadras de tênis iluminadas, com piso de saibro e medidas oficiais, duas quadras de areia, streetball, espiribols, quadra poliesportiva, campo de futebol society com gramado importado e academia.

“Foram feitas pistas de caminhada em meio à mata, temos restaurante. É um lugar realmente charmoso e atrativo”, indica Paroli. Lançado em 2013 e inaugurado dois anos depois, o Portal da Mata tem, neste momento, mas de 100 novas obras residenciais sendo realizadas.

 

HAMOA RESORT

O Hamoa Resort Residencial é o primeiro empreendimento da JMD Urbanismo longe de Sinop. A cidade de Alta Floresta foi a escolhida para receber o inédito resort, com conceito semelhante ao adotado no Carpe Diem, mas com inúmeras exclusividades, o que faz dele um dos mais completos do Brasil.

“Em 2014, surgiu a oportunidade em uma área no município para criar um produto diferenciado. Alta Floresta é uma fronteira agrícola, com incrível potencial no agronegócio. Diante disso, o condomínio fechado nasceu sob a perspectiva de expansão da marca em uma região em crescimento”, afirma Paroli.

A integração com as matas nativas traz a relação direta com a natureza. São mais de 158 mil m² de áreas verdes que contribuem para mais qualidade de vida aos moradores. O Hamoa oferece o Restaurante Kaua'i  com culinárias internacionais, locais para prática de esportes, assim, seus condôminos podem aproveitar as comodidades e os serviços premium.

Os esportistas têm à sua disposição quadras de tênis, campos de futebol society, quadras poliesportivas, pistas de bicicross, de caminhada e ciclovia. Também são oferecidos serviços de salões de jogos, complexo bem-estar, academia, parque aquático, bar molhado, espaço relax, pub, adega, brinquedoteca, playground e salões sociais para festas.

“O Hamoa teve uma aceitação impressionante no mercado. Hoje, o produto está praticamente todo comercializado e é sustentável. Além disso, quem investe percebe que há valorização. Nós utilizamos a estratégia e percepção de uso do Carpe Diem e trouxemos para o Hamoa. Nós replicamos o conceito, mas não replicamos o produto, por isso ele se torna diferente e único”.

 

AQUARELA DAS ARTES

Assim como o Aquarela Brasil, o novo empreendimento aberto foi pensado para oferecer conforto e segurança aos seus moradores com gestão administrativa. O Aquarela das Artes Bairro Planejado foi inaugurado em 2018 replicando algumas ideias de seu ‘irmão mais velho’.

O bairro foi planejado para ser a nova centralidade urbana de Sinop, sendo um polo comercial fomentado especialmente pelo prolongamento da Avenida das Figueiras. Polo jurídico, receberá as futuras instalações do Fórum da Comarca de Sinop e da subsede da OAB, além de ser polo educacional, com a presença de 3 instituições de ensino superior (UNIFASIPE, Unic e Unemat) e um colégio particular.

“O Aquarela das Artes foi criado para ser mais do que um bairro planejado, é um novo jeito de viver. É focado em segurança e qualidade de vida aos moradores e maior valorização para os investidores. Oferece gestão associativa, que torna sua infraestrutura autossustentável, possui orla esportiva, áreas de convivência entre as pessoas e a natureza, vigilância motorizada 24 horas e videomonitoramento por câmeras analíticas, que identificam rapidamente qualquer movimento estranho: são 114 câmeras inteligentes em 60 pontos estratégicos”, acrescenta Paroli.

Com tanta tecnologia às mãos, o contato com a natureza torna-se raro, mas morar no Aquarela das Artes faz com que a interação com a natureza seja constante. Nas áreas de bosque, por exemplo, é possível se sentar na grama, relaxar e se inspirar ouvindo o canto dos pássaros e curtir o som do vento na copa das árvores.

 

ALAMEDA DAS CORES

Lançado em 2019, vendeu quase todos os lotes em menos de 60 dias. O Alameda das Cores Residencial tem um pórtico de 73 metros de largura e 12,5 metros de altura em sua entrada, considerado um marco arquitetônico na cidade.

O novo empreendimento da JMD traz como diferencial a alameda da área comum, que é uma via que converge para praticamente todas as áreas de uso comum, como restaurante, quadras esportivas, play pet, entre outros. Quanto à natureza, possui um lago ornamental e paisagismo que fomentam ainda mais a vida no ambiente, criado para possibilitar um maior convívio na integração entre pessoas e natureza.

“Entre as novidades, 3 acessos sociais, quatro quadras de tênis cobertas, bar com estrutura preparada para quando houver torneios, em dias de maior fluxo. O lago é ligado ao restaurante, que será climatizado. Possui também playground com cobertura natural, espaço pet, espaço teen. Esta é uma área reservada aos jovens, um pouco mais privativa, dispondo de caixas de som via Bluetooth, entradas USB para carregamento de celular, bancos em forma de arquibancadas irregulares. Dá uma cara diferenciada para a juventude”, enumera o gestor Paulo Paroli.

Na segurança, o condomínio traz como principal inovação um sistema de dois portões, no qual o segundo só abre após o fechamento completo do primeiro; guaritas espelhadas com vidros blindados; controle de acesso por biometria.

Entre os demais benefícios estão comodidades como o Restaurante Kaua’i, estúdio de pilates, academia, professor de tênis e recreador.

“São inúmeras inovações dentro deste empreendimento, que tem como diferencial aproximar os pedestres por uma única via interna. Também possui uma área nativa dentro e em torno do condomínio”.

 

AQUARELA HAMOA

Dando continuidade no masterplan de Alta Floresta, a JMD decidiu trazer o conceito de bairro planejado aberto. Trata-se do Aquarela Hamoa Bairro Planejado, lançado recentemente e que teve ótima aceitação do público consumidor, mesmo em um período de pandemia, no qual muita gente está insegura com a economia. Entretanto, o investimento no setor imobiliário torna-se seguro e rentável, especialmente por se tratar de produtos de uma empresa já consolidada no mercado.

“Costumamos dizer que o produto mais recente é sempre o mais bonito de todos, e assim também vemos o Aquarela Hamoa. Ele traz o mesmo conceito de gestão administrativa implantada nos dois Aquarelas de Sinop, também focado em segurança e qualidade de vida”, apresenta Paroli.

O bairro possui uma orla que contorna um lago revitalizado, com jatos d’água coloridos e decks de contemplação, trazendo ainda mais beleza para moradores e visitantes. A parte esportiva é composta por pista de caminhada e ciclovia, 5 quadras de areia, 3 quadras de tênis, uma quadra poliesportiva, duas quadras de basquete 3x3, um campo de futebol society e espaço kids.

Será um polo jurídico, visto que concentrará as novas sedes do Fórum, da Promotoria de Justiça, da Defensoria Pública e da subsede da OAB de Alta Floresta.

Na saúde, abrigará a Clínica Aquarela Saúde, um complexo de clínicas médicas de diferentes especialidades, oferecendo clínicas de imagem, vacinas, serviços odontológicos, nutricionista, laboratório de análises clínicas, farmácia, minimarket, magazine e ótica. O comércio também foi contemplado com a presença da loja de departamentos Havan.

Na educação, a Escola Presbiteriana adotou os sistemas de ensino Mackenzie para a educação infantil e Anglo para o ensino fundamental e médio. A unidade do IFMT já está instalada desde 2017, atendendo 900 alunos. No ensino superior, a AJES-Faculdade do Vale do Juruena oferecerá educação tecnológica em nível bacharelado e licenciatura, pós-graduação e sequencial.

“Esses bairros têm aquele sentimento de pertencimento, de vizinhança, onde tudo acontece. Um urbanismo bem feito muda verdadeiramente a vida das pessoas. As pessoas fortalecem amizades, promovem eventos sociais. Além disso, o terreno ainda valoriza. O benefício, quando bem planejado, é muito grande para quem adquire”.

Quanto à segurança, o Aquarela Hamoa contará com um sistema diferenciado de proteção constituído por central videomonitoramento, câmeras modernas instaladas em pontos estratégicos e equipe de vigilância motorizada 24 horas.

 

Um Aquarela Condomínio Fechado

 

Para fechar o masterplan da JMD em Sinop, que teve início lá em 2002 com o Mondrian, o próximo empreendimento será um residencial Aquarela, mas desta vez será fechado. 

“O que podemos adiantar é que ele vai ter todo o conceito dos demais Aquarelas abertos, com orlas ligadas à mata nativa, vivência de natureza, equipamentos para a prática de esportes e lazer, pizzaria e espetaria Kaua´i, 3 espaço gourmets, academia e quadra de tênis em saibro”.

 

EXPANSÃO DA MARCA

Cada vez mais consolidada no Norte de Mato Grosso, a JMD Urbanismo inicia a expansão de seus produtos para outros estados. As duas próximas cidades atendidas serão Rio Verde, em Goiás, e Uberlândia, em Minas Gerais. A ideia é fixar a marca nestas regiões.

“São muito fortes, comercial e industrialmente falando. Rio Verde tem ainda muita força no agronegócio. Estamos chegando nestas cidades para ficar. É preciso fazer um trabalho mais específico quando se trata do primeiro produto, mas acreditamos no potencial e qualidade JMD”, conclui Paulo Paroli.


CONCEITO E DIFERENCIAL DE CADA EMPREENDIMENTO

 

Mondrian: primeiro condomínio horizontal fechado do estado de Mato Grosso

Aquarela Brasil: primeiro loteamento com gestão administrativa

Carpe Diem: primeiro condomínio horizontal fechado com conceito resort

Portal da Mata: condomínio horizontal fechado ligado à mata nativa

Hamoa: primeiro condomínio horizontal de alto padrão em Alta Floresta

Aquarela das Artes: loteamento aberto com gestão administrativa e mais segurança. Nova centralidade Urbana 

Alameda das Cores: primeiro empreendimento composto por uma alameda, uma via única que converge para as áreas de uso comum

Aquarela Hamoa: primeiro loteamento com gestão administrativa de Alta Floresta

Novo Aquarela: primeiro condomínio fechado que levará o nome Aquarela

Dados do Município

Sinop é um município brasileiro distante 479 km da capital Cuiabá, localizado no interior do estado de Mato Grosso, região Centro-Oeste. Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), sua população foi estimada em 146.005, em 2020, porém, dados municipais apontam para mais de 195 mil habitantes.
O município possui a 5ª maior economia com PIB de R$ 5.626.287.120 (aproximadamente R$ 5,62 bilhões).
Localizada no eixo da BR-163, a Capital do Nortão é polo em educação (17 mil estudantes) e em saúde (possui inúmeras especialidades médicas). O estudo “Melhores Cidades para Fazer Negócios”, da revista Exame, aponta o município na 33ª posição em todo o país (2019). Sua força econômica está baseada nos setores de serviço (que movimenta R$ 3,3 bilhões), industrial (R$ 496,2 milhões) e agropecuário (R$ 265,9 milhões). A abertura de novas empresas mais que dobrou nos últimos 10 anos, sendo que de janeiro a junho (2020), 1.233 empresas registraram seu CNPJ.

Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.