Boa tarde, Domingo 05 de Maio de 2024

Sinop 50 anos

O desenvolvimento da pecuária em Sinop

Publicado em 05 de Abril de 2024 ás 15:16 , por DA REPORTAGEM

Desde o início da colonização da Gleba Celeste, a pecuária teve um relativo desenvolvimento em função da abertura e posterior asfaltamento da BR-163, dos incentivos fiscais e financiamentos dados pelo Governo Federal através da SUDAM (Superintendência de Desenvolvimento da Amazônia), além do baixo preço das terras e da disponibilidade de extensas áreas – em sua maioria planas.

Ainda na década de 1960, foram abertas as primeiras grandes fazendas, voltadas à atividade da pecuária, que hoje fazem parte ou são próximas a Sinop: Codertep, Paranatinga, Pato Bravo, Colonisa e Atlântica.

Na década de 1970, em razão da política adotada pelo Governo Federal para a ocupação em larga escala da Amazônia Legal, um grande número de fazendas de médio e grande porte são abertas, e a Floresta Amazônica começa a dar lugar a imensas áreas de pastagem.

São abertas, nesta década, as fazendas Continental, Panorama, Lírio, Cônsul, Mercedes Bens, CBPO, Missioneira, entre outras.

Assim como a agricultura, a pecuária também, nos primeiros tempos, enfrentou uma série de adversidades em razão da distância dos centros consumidores falta e precariedade de estradas, incidência de pragas típicas da região amazônica, falta de assistência e orientação veterinária e desconhecimento das características próprias da região.

A maioria das grandes fazendas abertas na época pertenciam a grandes empreiteiras, como a Companhia Brasileira de Pavimentação e Obras (CBPO), cuja área com mais de 50 mil alqueires se estendia por dezenas de km, ao longo das duas margens da MT-220, estrada que liga Sinop a Juara; a grande multinacionais, como a Mercedes Bens, cujas terras – grande parte ainda em mata, próximo a Sinop – foram desapropriadas pelo Incra, na década de 90, divididas em pequenos lotes e transformadas no assentamento Gleba Mercedes; a grandes empresas industriais e comerciais, como a Fazenda Cônsul, cuja área com milhares de alqueires, hoje pertencente a Feliz Natal, estendia-se entre os rios Arraias e Von Den Steinen.

Apesar das facilidades e dos incentivos fiscais dados pelo Governo Federal, a maioria destas fazendas não teve os resultados esperados e várias se tornaram improdutivas.

Os dados oficiais mais recentes do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), de 2022, apontam que o efetivo do rebanho em Sinop era de 53,6 mil cabeças de gado, 16,7 mil de suínos, 632 mil galinhas, 2,3 mil equinos, 8,5 mil codornas e 6,3 mil ovinos.

Vídeos

Dados do Município

REVISTA DIGITAL

Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.