Boa noite, Quinta Feira 18 de Abril de 2024

Noticias

QUANDO AS PESSOAS FAZEM A DIFERENÇA

Publicado em 12 de Junho de 2019 ás 00:38

O agronegócio pode ser a principal força motriz da economia de Sapezal, mas é na cidade que as pessoas vivem. Domar o cerrado com agricultura foi uma parte importante da construção do município, mas Sapezal não seriam um local tão próspero se não fosse pelas entidades de classe

Prefeitos, vereadores, juízes, promotores, depu-tados, governadores... enfim. As sociedades costumam atribuir a estes o posto de “autoridades”, delegando aos ocupantes destes cargos a responsabilidade de organizar toda coletividade. 
Acontece que, por mais comprometidas que as autoridades sejam, elas nunca serão capazes de resolver todos os problemas de uma cidade. É preciso muito mais para construir um bom lugar para se viver. É preciso que as pessoas façam parte ativamente dessa sociedade.
Sapezal tem essa participação. A cidade conta com diversas entidades de classe da sociedade civil organizada que são atuantes. Dos tradicionais clubes de serviço, como o Rotary e o Lions, até as agremiações empresariais e um CTG (Centro de Tradições Gaúchas), Sapezal conta com uma força paralela ao poder público que atua na economia, na cultura, esporte, na arte, na saúde e principalmente no social. Há inclusive uma entidade que agrupa todas as outras entidades. É a AVAS (Associação dos Voluntários e Amigos de Sapezal), um grupo criado para somar forças de todas as pessoas que doam parte do seu tempo e recurso em prol de grandes causas.

CTG CHAMA DA TRADIÇÃO

Fundado em 1995, o CTG teve como seu primeiro patrão Juarez Panambecker. Atualmente a entidade é presidida pelo médico Rodrigo Bubans, que está no primeiro ano de patronagem. 
O CTG conta com 150 sócios pagantes, a maioria sulistas. Com uma ampla estrutura na área urbana, com campo de futebol, cancha de bocha, pista de 48 e bolão, além de um bar/restaurante e um salão de festas, o CTG acaba sendo um ponto de encontro da sociedade local mesmo quando não há eventos. 
Durante a semana o CTG se mantém ativo com as 4 invernadas: artística, cultural, campeira e esportiva – que desenvolvem atividades relacionadas a cultura gaúcha. A invernada artística percorre o Estado em apresentação de dança e desafios de chula, envolvendo crianças, adolescentes e jovens. 
Entre os eventos tradicionais do CTG estão o Baile de Páscoa, a Festa do Porco a Paraguaia no mês de agosto, a Semana Farroupilha em setembro e o Baile de Natal. “Um final de semana por mês tem um almoço de domingo organizado pelo CTG”, conta Rodrigo. 
O CTG é um centro de recreação, um ponto de encontro, mas também um propagador de cultura.

LIONS CLUBE

Um dos mais tradicionais clubes de serviço do mundo, o Lions Clube está presente em Sapezal. São 44 famílias que integram o clube, entre empresários, profissionais liberais e assalariados. Atualmente o Lions é presidido por Emílio Pereira. Assim como no restante do país, o foco do Lions é a visão. O clube busca arrecadar recursos para oferecer à população mais necessitada exames oftalmoló-gicos, cirurgias e óculos. Em 2018, segundo Emílio, o Clube custeou 150 exames. 
O Lions de Sapezal também realiza ações sociais, como a campanha do agasalho e distribuição de cestas básicas para famílias carentes. Historicamente é a entidade que promove o Festival de Pesca do município, evento de entretenimento que envolve boa parte da população. 
Recentemente o clube tem dado suporte para famílias com casos de câncer infantil e diabetes. 

SINDICATO RURAL

Uma das entidades mais antigas da cidade, fundada em 1992. O sindicato é o representante do produtor rural de Sapezal em sua totalidade. O atual presidente é Cleto Webler, um dos pioneiros do município e grandes produtores locais. O Sindicato também atua ajudando a viabilizar os eventos das demais entidades. Além disso, a unidade oferece cursos profissionalizantes através do Senar. Em média 180 cursos são oferecidos por ano. 

CDL (Câmara dos Dirigentes Lojistas)

Sapezal também conta com uma unidade da CDL. A entidade agrupa 106 associados, todos vinculados ao comércio. A Câmara Lojista tem como papel primordial representar, fomentar e fortalecer o eixo empresarial da cidade. Além do Serviço de Proteção ao Crédito, gerenciado pela entidade, a CDL de Sapezal promove 3 feiras anuais voltadas para o comércio de vestuário. Segundo o atual presidente, Roverson Piva, o papel da CDL é manter a classe lojista unida e ativa, gerando emprego e renda.

ACISA (Associação Comercial e Industrial de Sapezal)

Com 200 empresários associados, a Acisa existe para representar e fomentar a fatia da população que mais gera empregos. A entidade foi fundada em 1994. Seu atual presidente é Edilson Pereira da Silva. Todos os anos a Acisa promove o Prêmio Destaque Empresarial, uma espécie de disputa entre as empresas da cidade pela preferência do consumidor. A premiação envolve 100 segmentos empresariais. 
A associação também desenvolve campanhas para o comércio, como a de Natal que gerou 1 milhão de cupons entre os consumidores. A entidade também promove a Feira do Comércio.

ROTARY CLUBE

Outro clube de serviço tradicional, o Rotary de Sapezal conta com 20 voluntários que atuam em diversas causas sociais. Como por exemplo o projeto “Volta às Aulas”, que doa kits de material escolar para crianças carentes do município. Em 2019, foram 110 kits entregues para famílias em situação de vulnerabilidade social. Um das bandeiras nacionais do Rotary, a doação de cadeiras de rodas, também é desenvolvido em Sapezal. Mais de 30 cadeiras já foram entregues. 
O clube foi fundado no município em 1997. Uma das características do clube é englobar todos os membros da sociedade. Dentro do Rotary, há a associação das senhoras rotarianas, atualmente com 18 integrantes. O Interact é a divisão dentro do Rotary para jovens entre 13 e 17 anos, contando com 40 membros. Para os membros entre 18 aos 30 anos há o Rotaract, voltado para formação de lideranças.
A “Família Rotary” de Sapezal, ao todo, tem 100 membros.

OAB (Ordem dos Advogados do Brasil)

A seccional da OAB de Sapezal conta com 45 advogados registrados que residem no município. A entidade é presidida por Polliana Partes Sodeiro. O principal objetivo da Ordem é amparar os operadores de Direito no município, fazendo valer as normas do processo legal e assegurando o livre exercício da profissão – melhorando assim o Judiciário local. 
Sapezal conta com um Fórum com uma vara, uma promotoria e uma Vara do Trabalho. 

AVAS (Associação os Voluntários e Amigos de Sapezal)

Fundada em 2014, a entidade foi inicialmente criada com o propósito de organizar um evento em prol do Hospital do Câncer de Cuiabá, a APAE de Sapezal e o Portal do Futuro, uma iniciativa similar a uma ONG que atende crianças que foram abandonadas pelos país. Desde então, no mês de agosto a AVAS promove um grande bingo beneficente para arrecadar fundos. 70% do montante vai para o Hospital do Câncer, 20% para APAE e 10% para as crianças abandonadas. O presidente da entidade é o empresário Jorge Luis Basei. Como a AVAS agrupa as demais entidades do município, cerca de 350 pessoas estão ligadas a associação. “A AVAS existe pela união das entidades e para as entidades. Todos trabalham em conjunto por um objetivo comum”, pontua Jorge.

 

Dados do Município

SAPEZAL

Sapezal está localizada no interior de Mato Grosso, distante 509 km da capital Cuiabá, região Centro-Oeste. De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), de 2020, sua população é estimada em 26.688 habitantes.

A cidade possui a 11ª maior economia do estado, com PIB (Produto Interno Bruto) dos Municípios de R$ 2.516.823.700 (aproximadamente R$ 2,51 bilhões).

O município é um dos principais produtores de algodão do estado. Dados de 2018 do IBGE apontam para uma área plantada de 168,2 mil hectares (ha), com 756,9 mil toneladas colhidas. A soja também se destaca, com plantio em 355 mil ha e uma produção superior a 1,23 milhão de toneladas. Além destas, outras culturas também se destacam na produção de comodities, como milho, girassol, arroz e feijão.

Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.