Bom dia, Terça Feira 16 de Abril de 2024

Agro

Uma data dedicada aos cerealistas

Publicado em 01 de Agosto de 2021 ás 07:00 , por Da Reportagem
Neste domingo (1º), comemora-se o Dia do Cerealista – Foto: Divulgação

É praticamente impossível fazer uma refeição sem cereais. E, mesmo que você não coma pão no café da manhã nem arroz no almoço, ainda tem a cervejinha do fim de semana, fabricada com cevada.

Cereais são plantas cultivadas por seus frutos comestíveis e, em sua maior parte, gramíneas ― a palavra vem de Ceres, a deusa romana do grão.

Desde a Idade da Pedra, eles fazem parte do nosso cardápio, por causa da facilidade de armazenamento.

Comercializados no mundo inteiro em quantidades muito maiores do que qualquer outro produto, os cereais fornecem boa parte das calorias que a gente precisa para sobreviver.

Em alguns países em desenvolvimento, eles constituem praticamente toda a dieta da população.

Nos desenvolvidos, o consumo cai, mas continua substancial. E os nutricionistas não cansam de enfatizar importância da ingestão diária de grãos na forma integral ou semirrefinada.

Você pode não conhecer nenhum cerealista para abraçar no dia 1º de agosto, mas agora sabe a importância da data.

SURGIMENTO DA DATA
Inicialmente, a data surgiu pela lei nº 5.011 de 14 de abril de 1986, no estado de São Paulo. Esta é a data de fundação do Centro do Comércio de São Paulo, atual BCSP (Bolsa de Cereais de São Paulo), que foi constituído 63 anos antes.

Antes do surgimento da BCSP, as negociações de todos os produtos que ingressavam por via férrea na capital paulista, eram feitas na Estação do Pari, em reuniões ao ar livre e ao sabor do tempo.

Os alimentos também ficavam ao relento, expostos as mais diversas variações climáticas. Diante desse quadro, um grupo de comerciantes teve a ideia de fundar um centro que pudesse receber o comércio de cereais de São Paulo e as operações desse negócio.

Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.