Boa noite, Sexta Feira 19 de Abril de 2024

Agro

Tratamento de sementes com bons insumos potencializa lavouras

Publicado em 30 de Julho de 2021 ás 16:00 , por Da Reportagem
Empresa tem formulações indicadas para a técnica e alerta para perigos de sementes piratas – Foto: Divulgação

O Brasil caminha para um novo recorde na agricultura e, desta vez, com a cultura de soja. A safra 2021/2022 deve atingir 135,9 milhões de toneladas, segundo 10º levantamento do boletim de grãos da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

Para manter os níveis altos de qualidade e produtividade, o tratamento de sementes é imprescindível, protegendo a cultura contra pragas e doenças já no estádio inicial de desenvolvimento, o que permite o melhor crescimento e estabelecimento da planta.

O gerente de marketing de grandes culturas da Ourofino Agrociência, Lenisson Carvalho, pontua que a prática ganha cada vez mais força com a melhoria de estrutura e maquinários e a adoção do Tratamento de Sementes Industrial (TSI), que visam o melhor recobrimento e distribuição do produto, secagem mais rápida e menor dano à semente, tornando o processo mais dinâmico e preciso.

Quem ressalta a importância do TSI é Kleber Sosnoski, diretor de produção da Sementes Eliane, empresa que realiza o tratamento industrial de sementes e é parceira da Ourofino Agrociência.

“O objetivo é que nossos campos tenham uniformidade e maturidade para proporcionar aos produtores o máximo de potencial genético, de vigor e germinação das nossas sementes.”

O investimento em práticas de manejo e a incorporação de novas tecnologias, principalmente no mercado de sementes de soja, com foco no desenvolvimento de cultivares e do avanço da biotecnologia, proporcionam ao setor ganhos exponenciais. Realizado em diferentes épocas do ano, acompanhando o período de plantio das culturas, o tratamento de sementes é um grande aliado ao Manejo Integrado de Pragas (MIP), pois auxilia o estabelecimento inicial da lavoura.

Ele protege as culturas de pragas como lagartas, percevejos, coleópteros desfolhadores e mosca-branca, bem como atua no manejo de doenças e, em alguns casos, no controle inicial de nematoides.

No estágio inicial, quando não controladas, as pragas e doenças causam a mortalidade das plantas, reduzindo stand e produtividade das lavouras. Por isso, a escolha de produtos adequados para a técnica é mais um fator fundamental no campo.

Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.