Ferrovia estadual irá gerar mais de 235 mil empregos

Publicado em 21 de Julho de 2021 ás 14:02 , por Da Reportagem – com assessoria
Empresa vencedora deve aplicar cerca de R$ 12 bilhões no modal – Foto: Divulgação

O secretário de Fazenda de Mato Grosso, Rogério Gallo, confirmou que durante o período de obra da ferrovia estadual, mais de 235 mil empregos diretos e indiretos serão gerados em Mato Grosso durante os sete anos que devem durar a construção da Ferronorte, entre Rondonópolis e Cuiabá, e da capital até Lucas do Rio Verde.

“Serão mais de 235 mil empregos em sete anos que são fundamentais para o estado. O investimento é de R$ 12 bilhões, isso que o setor privado fará para construção e controle da ferrovia. Geração de emprego nos terminais também geram empregos qualificados e isso é muito bom”, comentou o secretário.

Serão 700 km de extensão a serem construídos pela empresa que sair vencedora do edital. Foi definido o modelo privado de exploração, pois nesse formato o Estado faz a chamada pública e as empresas se habilitam a participar de seleção para fazer os investimentos, por sua conta e risco. A empresa vencedora deve aplicar cerca de R$ 12 bilhões no modal.

“É mais uma medida que vai levar Mato Grosso para o lugar de destaque que nós queremos. Vai ser um marco não só para o agronegócio, mas para as indústrias e o comércio, para a geração de empregos, e para a competitividade da economia de Mato Grosso como um todo”, destacou.

“Esse modal é muito importante para a saída dos grãos, mas também conecta a indústria e o comércio de Mato Grosso com o mercado nacional. A indústria de alimentos, de etanol, vai passar por essa ferrovia, por exemplo. É essa ferrovia que nos liga aos grandes centros industriais”, ressaltou o governador Mauro Mendes.

A OBRA
Com o anúncio, as empresas interessadas terão 45 dias para apresentar propostas. O investimento estimado é de R$ 12 bilhões e a vencedora terá prazo de 45 anos para operar.

O objetivo do modal é integrar o Estado com o sistema federal de ferrovias e com os demais estados; integrar os modais logísticos de Mato Grosso; reduzir o custo para transporte da produção, com mais competitividade; ampliar a circulação de produtos e ampliar alternativas para o transporte da produção.

A obra será iniciada em até seis meses após a emissão da licença ambiental de instalação. A previsão é que o Terminal de Cuiabá seja concluído até o 2º semestre de 2025 e o de Lucas do Rio Verde até o 2º semestre de 2028.