Bom dia, Sexta Feira 29 de Março de 2024

Noroeste de Mato Grosso

TURISMO REGIONAL

Publicado em 01 de Abril de 2021 ás 14:37 , por Aventura, lazer, contemplação e convivência

Aventura, lazer, contemplação e convivência

 

Desde rapel e rafting ao convívio com a cultura indígena, Noroeste oferece opções diversificadas de turismo

 

Por: JOSÉ ROBERTO GONÇALVES

 

A região Noroeste é conhecida pelo seu enorme potencial agropecuário. Ele impulsiona a economia local e dita o ritmo das demais atividades, tanto é que entre os líderes de produção nacional de diversas commodities estão Campo Novo do Parecis, Sapezal, Campos de Júlio, Comodoro e Brasnorte.

Mas em meio a todo esse desenvolvimento na agricultura e pecuária, um setor outrora pouco explorado, mas que vem se destacando muito nos últimos anos e chamado atenção Mato Grosso afora, é o turismo.

Relevo favorável; clima com temperaturas elevadas, mas contínuas; índices pluviométricos regulares no período chuvoso; investimento em tecnologia de correção do solo são alguns dos fatores que diferem o Noroeste das demais regiões. E nesse ínterim surgem belezas naturais intactas, cuidadas especialmente pelo povo indígena, e que atraem visitantes de várias regiões do estado, do país e até de outros países.

 

UM MERGULHO INESQUECÍVEL

Você já deve ter assistido a algum documentário de TV ou visto imagens impressionantes na internet que mostravam as belezas escondidas no fundo das águas, não é mesmo? Gostaria de ter a oportunidade ou coragem para fazer um mergulho em água doce? No Rio Papagaio, especialmente entre Campo Novo e Sapezal, a atividade é aberta para qualquer pessoa, seja ou não profissional – é importante estar em boas condições de saúde.

Arquiteto de formação, Jorge Arturo, conhecido por “Chileno”, sua nacionalidade, foi convidado para morar na região para desenvolver um trabalho para a Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica). Gostou tanto que decidiu fincar raízes. E por que tanta gente tem procurado o Vale do Papagaio? “Porque nessa região temos rios que são perenes, com águas limpas durante os 365 dias do ano. É uma condição favorável, não existe outro lugar do mundo”, explica.

 

DESCIDAS RADICAIS!

Apesar de límpidas, as águas das corredeiras mato-grossenses são propícias à prática de esportes de aventura. Um dos mais procurados é o rafting, que consiste em descer um rio dentro de um bote inflável.

Responsável pela pousada EcoPark Pubi e pelo Balneário Pubi, Roberto ‘Beto’ Zimmermann pratica rafting há 18 anos. Com investimentos feitos gradativamente, recebe turistas o ano inteiro, vindos de diferentes partes do país, além de americanos, ingleses, etc. “Muitas pessoas ainda não conhecem o rafting na região, mas o turismo de aventura cresceu e nós estamos nos organizando”, contou.

 

NA HORA DA FOME

Para quem quer se preocupar apenas em curtir as belezas e se divertir com os esportes radicais, sem precisar levar a comida que será consumida, o Pubi Restaurante é uma ótima opção, ficando aberto todos os dias. O administrador é Rodrigo Zimmermann, que aposta no potencial turístico do complexo do Papagaio para oferecer diversidade a hóspedes e viajantes.

 

PARCERIA COM OS NATIVOS

A Hality Rafting é a primeira empresa de rafting 100% indígena no Brasil (oferecendo também flutuação e vestes culturais), e tem como proprietário Thiago Barcelos Zokezomaiake, da Aldeia Vale do Rio Papagaio. O conhecimento que os índios nativos da região têm em relação aos trajetos por água e terra torna-os essenciais no desenvolvimento da atividade de rafting e expedições de aventura. “Começamos em agosto de 2020. Eu recepciono o pessoal, levo-os por uma estrada de terra até a parte mais alta do rio e ali o bote desce para que os aventureiros curtam momentos radicais”, explica. O percurso é de aproximadamente 15 km de rio e duas horas de aventura.

 

SALTO BELO ATÉ NO NOME!

Uma bela cachoeira pode ser o que muita gente busca para poder se refrescar e curtir a tranquilidade que só a natureza pode trazer. Por isso, na rota das cachoeiras, a Salto Belo, distante 75 km do centro de Campo Novo, na divisa com Sapezal, é uma excelente alternativa para os frequentadores.

Localizada na Aldeia Sacre II, também classificada como uma área de reserva ambiental, a paradisíaca cachoeira proporciona, além de uma queda d’água de 45 metros, opções de trilhas e cavernas e esportes radicais, como rapel e rafting. E para os que desejam um lugar para relaxar, existem diversas “prainhas” onde o visitante pode se refrescar e admirar a natureza.

 

A CACHOEIRA DE QUASE 100 METROS

Quer ficar quase sem fôlego com uma impressionante queda d’água de quase 100 metros? É só ir até a cachoeira Salto Utiariti e ficar admirando a paisagem. E não importa o ângulo! Se estiver na parte de cima, contemple o horizonte e aproveite as piscinas naturais; se quiser descer um pouco, uma trilha te leva até mirantes; se tiver coragem e ir até na parte mais baixa, você vai se surpreender com o volume de água que virá à sua frente. Com 98 metros de altura, a cachoeira é acessível por uma trilha a partir da aldeia indígena Tribo Paresi.

 

A MÍSTICA DO SALTO DA MULHER

Localizada a 80 km de Campo Novo, na Aldeia Rio Sacre, a cachoeira Salto da Mulher é mais um exemplo de interação entre a natureza e os indígenas, seus protetores. Ao chegar no local, os visitantes são recebidos pelos nativos que apresentam um pouco da sua cultura. Seu nome é envolto a uma lenda intrigante. A mística acaba por atrair a curiosidade dos turistas. Segundo as crenças, duas meninas acabaram sumindo por lá, enquanto tomavam banho na cachoeira. Segundo a população local, as duas garotas até hoje aparecem nas águas da cachoeira.

 

ALDEIA, TRILHA E QUATRO CACHOEIRAS

É preciso pouco para conhecer o salto Quatro Cachoeiras. Distante apenas 33 km do centro de Campo Novo, o acesso se dá pela aldeia que leva o mesmo nome da cachoeira. Chegando lá, os visitantes têm a oportunidade de interagir com os nativos, participando das danças e atividades esportivas. Os índios guiam os turistas por uma trilha de aproximadamente 600 metros. As cachoeiras se destacam pela força das águas que caem das quatro quedas – em paralelo. Andando pela trilha, há a possiblidade também de os visitantes se refrescarem nas águas do Rio Sacre.

 

MUITO A SER EXPLORADO

O Noroeste tem muito a ser explorado pela atividade turística. Nos 5 municípios, há belezas naturais que são pouco conhecidas ou ainda não foram descobertas pelos visitantes. Um dos pontos com grande potencial é o Rio Guaporé, em Comodoro. Com grande oferta de peixes, águas límpidas e paredões, o rio faz a divisa do município com Vila Bela da Santíssima Trindade e a Bolívia. Ao longo dos anos, ele vem atraindo turistas, especialmente moradores de Comodoro, que investiram na construção de casas para os finais de semana e feriados.

Com muito potencial, o Guaporé, que até 2019 sediou um campeonato de pesca, é favorável a investimentos como lanchonetes, hotéis, pousadas, aluguel de barcos e outros.

Em Sapezal, além das cachoeiras e corredeiras dos rios Sacre, Papagaio e do Sangue, existem atrativos históricos que guardam em suas ruínas parte da história de quando Mato Grosso foi desbravado pelo Marechal Cândido Rondon e por padres Jesuítas que catequizaram os povos indígenas da região. 

Entre os atrativos naturais, destacam-se ainda em Sapezal, o Lago Segredo, na divisa com Campos de Júlio e formado pela construção de um PCH. No local, o visitante encontra toda infraestrutura necessária para momentos de lazer e de descanso, como águas límpidas e ideais para esportes náuticos, pesca esportiva, hotel e pousada.

Se o agronegócio tem se despontado nos últimos anos como o mais novo ciclo econômico de Brasnorte, o turismo de lazer, de aventura ou de contemplação também tem espaço no portfólio de desenvolvimento do município.

Um dos atrativos é o rio Juruena, na divisa com Juína, com suas ilhas de areias brancas e águas límpidas. O local já conta com uma ótima estrutura para receber os visitantes. 

Outro local onde já existe uma estrutura formatada para receber o turista em Brasnorte é a Pousada Trairão, que conta com decks, praia e garagens para barcos. O local já sediou em anos passados o Festival de Pesca do Trairão, que reunia centenas de participantes e fazia parte do Campeonato Estadual de Pesca.

Na região há a possibilidade de outras práticas esportivas, como trilhas e caminhadas e mountain bike, com instrutores experientes dando amparo.

Nesta edição, você encontra um mapa anexado com todas as belezas naturais da região na versão impressa, e na web o mapa está em versão interativa, com muito mais imagens e informações para aproveitar e viajar!

Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.