Boa tarde, Quinta Feira 18 de Abril de 2024

CAMPO NOVO DO PARECIS

GLOBAL AGRO BRASIL

Publicado em 21 de Março de 2020 ás 13:34 , por Desde a venda até o apoio no campo

Desde a venda até o apoio no campo.

 

Constante atualização do leque de fertilizantes proporciona maior produtividade ao produtor

A Global Agro do Brasil é, definitivamente, uma empresa acima da média. E não só pelos produtos que vende, mas também pelo tratamento que dá a clientes, colaboradores e parceiros. O responsável por isso é Luís Fernando Schiavo, empresário que teve experiência de mais de 15 anos no segmento de nutrição foliar até a abertura e consolidação da empresa em Campo Novo do Parecis e em todo o estado.

 

Nascido no Rio Grande do Sul, Schiavo chegou ao Mato Grosso em 2002, e logo começou a trabalhar em uma renomada empresa da área, onde adquiriu conhecimentos técnicos e se aproximou da realidade do produtor rural. Com isso, percebeu a necessidade crescente dos clientes em produtos e serviços mais eficazes no campo. “O mercado pedia isso. Eu comecei a viajar para outros países, como China, Israel, Estados Unidos, em busca de novas tecnologias, e percebi que existiam novas tendências na agricultura. Buscamos parceiros internacionais e começamos a colocar no campo para testar se realmente funcionava, e deu muito certo”, conta.

O nome Global não veio por acaso, e seu alcance hoje supera fronteiras. “Na época que iniciamos, foi tudo em caráter de urgência, porque a safra é sazonal. Se perdêssemos aquele período, perdíamos o ano inteiro. Nossos clientes tinham pressa, precisavam de produtos novos, modernos, e nós pudemos oferecer isso. Mas ali, nem pensávamos que em pouco mais de cinco anos estaríamos deste tamanho”. Atualmente, são 30 colaboradores, entre profissionais do administrativo e, a grande maioria, que atuam diretamente no campo.

 

FÓRMULAS ESPECÍFICAS E PARCERIAS

Havia uma necessidade crescente na utilização de fertilizantes mais eficientes para o produtor. Por exemplo, se um número x de gramas de manganês era suficiente para uma determinada área, em algum tempo era necessário rever essa quantidade.

Nós fomos adequando o produto. Patinamos muito até adequá-lo. O primeiro que nós lançamos foi o Global Nutri Total. Dentro dessa linha nós temos o Global Nutri Power, e estamos preparando, para este ano, uma evolução dele, o Global Power X, que vem completar um portfólio de aproximadamente 40 produtos”.

Os clientes que Luís Fernando tinha seguiram-no junto à Global. Muitas encomendas, inclusive, já haviam sido feitas, mas mesmo assim os produtores preferiam a confiança depositada nos novos fertilizantes. “Muitos trocaram 100%, e desde o primeiro ano começamos a vender bem, mesmo com pouca estrutura. Nós atendíamos em um espaço pequeno de 50m² no centro de Campo Novo, e a maioria dos produtos ia direto para as fazendas. Hoje, temos uma área de 1.800m², sendo 1.200m² de área construída”, explica.

À medida que as vendas iam aumentando, era necessária a contratação de mais responsáveis para cuidar das áreas. Surgiram parcerias com empresas que procuravam a Global para fabricar os produtos. “Somos representantes, por exemplo, da italiana FertiGlobal, uma das maiores produtoras de EDTA, um tipo de componente dos micronutrientes. O pessoal nos fornece tecnologia, o que tem de mais moderno no mundo”.

A Global atende hoje diversos municípios mato-grossenses, entre eles Barra do Bugres, Brasnorte, Campos de Júlio, Cuiabá, Comodoro, Diamantino, Jangada, Juara, Juína, Nova Mutum, Nova Ubiratã, Sinop, Sorriso e Tangará da Serra. A pretensão é de Rondonópolis ser a próxima grande área de atuação. “Em Sorriso, nós temos um ‘market share’ de 9%, e em Campo Novo do Parecis atendemos mais de 150 mil hectares”, emenda. A atuação da empresa se estende ainda para outros estados do Brasil, de Rondônia ao Rio Grande do Sul.

 

APERFEIÇOAMENTO PESSOAL

A Global entra na vida do produtor em todos os sentidos. A preocupação com o treinamento dos funcionários que serão contratados pelas fazendas reforça a busca pela estruturação do setor de recursos humanos, com auxílio inclusive de diversos profissionais, incluindo psicólogos. “Não é raro que haja dificuldade na interação entre os funcionários na fazenda, assim como ocorre em qualquer empresa. São profissionais que podem ter seu desempenho aprimorado   em comunicação, relacionamento e até mesmo com aprimoramentos técnicos, já que muitos operam máquinas modernas e complexas, com muita tecnologia embarcada. A gente oferece esse auxílio.

A busca pelo aperfeiçoamento e profissionalismo contribuem para o crescimento da Global. “Queremos que todos nossos colaboradores tenham experiências semelhantes às que já pude vivenciar. Por isso incentivamos diversos cursos e treinamentos, inclusive no exterior, como cursos para operar drones, que geram imagens em alta definição. Temos 12 desses equipamentos, que usamos no monitoramento gratuito aos nossos clientes”.

Entre os treinamentos estão alguns focados para inteligência emocional, conhecimento humanitário e treinamento técnico de vendas. O objetivo é fazer os funcionários pensarem ‘fora da caixa’. Quem supera as metas estabelecidas também é premiado. “Fizemos uma imersão internacional ano passado, em Orlando, nos EUA. Temos crescido até 40% ao ano. Então sempre busco trabalhar a gestão de pessoas, pois isso reflete diretamente a qualidade do nosso atendimento”.

Outro ponto que merece destaque é o investimento em viagens técnicas internacionais, que a Global oferece aos clientes. “Este ano fechamos um pacote para Chicago, onde visitaremos empresas, universidades, fazendas e também a maior feira agro dos EUA, a Farm Progress Show”. Tudo isso para que a Global e seus clientes permaneçam constantemente atualizados com o que há de mais moderno no mundo do agronegócio.

 

VENDA FACILITADA

Para facilitar a vida de seus clientes, a Global oferta algumas alternativas de venda dos fertilizantes. Além da tradicional venda direta, outras duas modalidades são oferecidas. “Uma alternativa é por meio de parcerias. Dou o produto, gratuitamente, sem custos antecipados, e há uma participação nos lucros do excedente. Outra maneira é em forma de grão. A gente facilita a forma de o produtor nos pagar”.

Toda venda é acompanhada, desde a entrega – descarregada, inclusive – até a utilização do produto. O apoio vai além da comercialização. “Se o produtor precisa com urgência de uma peça para um maquinário, e essa peça está distante, nosso pessoal está orientado a ir busca-la, não importa o dia da semana. Nosso ideal é dar suporte para que o produtor não pare em momento de safra. A gente faz de tudo para estar ao lado do produtor”, completa.

 

CAMPO NOVO DOS… TESTES

Um dos motivos que fizeram a Global se instalar em Campo Novo do Parecis está ligado à diversificação de culturas. Não é só de soja e milho que vive o produtor, mas também de feijão, algodão, grão de bico e cana-de-açúcar.

“Campo Novo é um berçário de multiculturas do Brasil. Eu conheço em torno de 50 países, viajo muito, conheço novas tecnologias. Para isso, testamos aqui o que há de novo no mercado no campo, diretamente, sem precisar passar por laboratórios. Campo Novo é a terra da prosperidade. E aqui eu consigo melhorar cada vez mais meus produtos”, conclui.

tecnológicas para serem manuseadas. A gente oferece esse auxílio.

A busca pelo aperfeiçoamento e profissionalismo contribuem para o crescimento da Global. “Nossos colaboradores fazem treinamentos no exterior, como cursos para operar drones, que geram imagens em alta definição. Temos 12 desses equipamentos, que usamos no monitoramento gratuito aos nossos clientes”.

Entre os treinamentos estão alguns focados para inteligência emocional, conhecimento humanitário e treinamento técnico de vendas. O objetivo é fazer os funcionários pensarem ‘fora da caixa’. Quem supera as metas estabelecidas também é premiado. “Fizemos uma imersão internacional ano passado, em Orlando, nos EUA. Temos crescido até 40% ao ano. Então sempre busco trabalhar essa parte de gestão de pessoas”.

 

VENDA FACILITADA

Para facilitar a vida de seus clientes, a Global oferta algumas alternativas de venda dos defensivos. Além da tradicional venda direta, outras duas modalidades são oferecidas. “Uma alternativa é por meio de parcerias. Dou o produto, gratuitamente, sem custos antecipados, e há uma participação nos lucros do excedente. Outra maneira é em forma de grão. A gente facilita a forma de o produtor nos pagar”.

Toda venda é acompanhada, desde a entrega – descarregada, inclusive – até a utilização do produto. O apoio vai além da comercialização. “Se o produtor precisa com urgência de uma peça para um maquinário, e essa peça está distante, nosso pessoal está orientado a ir busca-la, não importa o dia da semana. Nosso ideal é dar suporte para que o produtor não pare em momento de safra. A gente faz de tudo para estar ao lado do produtor”, completa.

 

BERÇÁRIO

Um dos motivos que fizeram a Global se instalar em Campo Novo do Parecis está ligado à diversificação de culturas. Não é só de soja e milho que vive o produtor, mas também de feijão, grão de bico e cana-de-açúcar.

“Campo Novo é um berçário de multiculturas do Brasil. Eu conheço em torno de 50 países, viajo muito, conheço novas tecnologias. Para isso, testamos aqui o que há de novo no mercado no campo, diretamente, sem precisar passar por laboratórios. Campo Novo é a terra da prosperidade. E aqui eu consigo melhorar cada vez mais meus produtos”, conclui.

Vídeos

Dados do Município

CAMPO NOVO DO PARECIS

 

Campo Novo do Parecis é um município brasileiro distante 401 km da capital Cuiabá, localizado no interior do estado de Mato Grosso, região Centro-Oeste. Conforme o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), sua população foi estimada em 36.143 habitantes, em 2020.

A cidade possui a 9ª maior economia do estado, com PIB (Produto Interno Bruto) dos Municípios de R$ 2.933.729.000 (aproximadamente R$ 2,93 bilhões).

A força de Campo Novo está na agropecuária, que movimenta R$ 1,1 bilhão/ano. Maior produtor nacional de girassol e pipoca, possui cerca de 42% do território destinado às safras de grãos. Dados apontam que, em 2019, foram colhidas 3,11 milhões de toneladas (t) de cana-de-açúcar, 1,18 milhão/t de milho (segunda safra) e 1,27 milhão/t de soja. Também se destacam no setor do agronegócio algodão, sorgo e amendoim.

Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.